A um mês do Natal: geada surpreende no Vale dos Caminhos da Neve em São Joaquim
Os termômetros registraram 4ºC no ar
• Atualizado
Em pleno final de primavera, a Serra Catarinense surpreendeu com a ocorrência de geada na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, a exatos um mês do Natal. O fenômeno climático deixou o Vale dos Caminhos da Neve, localizado a 3km do centro de São Joaquim, esbranquiçado.
Os termômetros da Epagri/Ciram registraram 4ºC no ar, mas a geada se formou devido ao intenso resfriamento da superfície. A relva atingiu temperatura negativa, congelando o orvalho e o vapor d’água e criando um cenário típico de inverno, conforme as imagens registradas.
Geada na primavera
Embora a geada em novembro possa ser preocupante para a agricultura, o fenômeno foi registrado em um ponto isolado e específico do Vale dos Caminhos da Neve.
Devido à sua topografia e microclima, o local é naturalmente um dos mais frios do país. Desta forma, a ocorrência não representou risco de danos às plantações da região, mantendo-se como um evento localizado.
2025: ano de frio intenso
A geada de primavera sublinha o quão rigoroso foi o clima na Topo da Serra em 2025. Dados consolidados até o momento revelam:
- Dias com geada: O ano totaliza 102 dias com geada, sendo que 5 dias foram registrados somente em novembro.
- Temperaturas negativas: O estado registrou 68 dias com temperaturas abaixo de zero até o final de novembro.
O ano de 2025 também teve destaque no cenário nacional, com registros extremos no Top 10 das Temperaturas Mínimas Absolutas no Brasil, incluindo:
- -10,4ºC em Bom Jardim da Serra (02/07/25)
- -10,2ºC em São Joaquim Corujas (02/07/25)
- -9,1ºC em Urubici (02/07/25)
Além disso, a Serra Catarinense registrou 5 dias com neve, 6 dias com sincelo e 2 dias com chuva congelada ao longo do ano.
Confira vídeo
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO