Geada e temperatura negativa marcam o amanhecer em municípios da Serra
São Joaquim e Urupema registraram temperaturas negativas
• Atualizado
O amanhecer desta quinta-feira (18) foi gelado na região da Serra Catarinense, pelo menos dois municípios registraram temperaturas negativas. A geada deixou os campos branquinhos de gelo em Urupema e São Joaquim.
Segundo informações da Epagri, em Urupema por volta das 06h30 da manhã, os termômetros marcaram -1°C. As imagens registradas mostram o centro da cidade coberto por uma camada de geada.
Em São Joaquim não foi diferente, a geada cobriu os campos do Vale dos Caminhos da Neve, local que fica a 3km do centro da cidade. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a mínima em São Joaquim chegou a -1.6ºC.
Veja as imagens do belo e gelado amanhecer na Serra Catarinense:
O que é a geada?
A geada é o fenômeno natural formado pela presença de uma fina camada de gelo em superfícies expostas no terreno. Ela impacta principalmente plantas e solos. É formada por meio do congelamento do orvalho. A sua causa está atrelada ao registro de temperaturas mais baixas. Esse fenômeno causa impactos importantes na produtividade das lavouras agrícolas.
As causas da geada estão atreladas às condições atmosféricas de frio intenso, que ocorre tanto em regiões geográficas tipicamente mais frias quanto em épocas de registro de temperaturas mais baixas, formando uma fina camada de gelo sobre as superfícies terrestres.
Nesse contexto de temperaturas mais baixas, ocorre o congelamento das camadas de orvalho que ficam expostas na parte superficial de folhas, terrenos e elementos artificiais. Esses eventos ocorrem tanto em períodos mais frios do ano — como no inverno — como em épocas pontuais — como quando ocorre o registro de temperaturas mais baixas ou, ainda, durante a passagem de uma frente do tipo fria.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO