Geada fora de época cobre São Joaquim e marca 103 registros no ano
A temperatura registrada ao amanhecer foi de 3,7ºC
• Atualizado
O mês de dezembro começou com uma grande surpresa climática na Serra Catarinense. A manhã desta quinta-feira (4), amanheceu sob uma intensa geada em São Joaquim, um fenômeno atípico para o período que antecede o verão.
O destaque foi o Vale do Caminhos da Neve, a apenas 3 km do Centro de São Joaquim, que estava totalmente recoberto por uma nítida camada de gelo sobre a vegetação. O cenário branco foi registrado pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi, capturando o contraste entre o calendário e a paisagem de inverno.
Temperaturas e frio intenso
As temperaturas registradas ao amanhecer comprovaram o frio intenso que favoreceu a formação da geada, com o céu limpo durante a madrugada:
- 3,7°C — São Joaquim / INMET
- 4,6°C — Urupema / Epagri
- 4,8°C — Urubici / PWS
- 5,3°C — Painel / PWS
- 6,2°C — Bom Jardim da Serra / PWS
Enquanto isso, Florianópolis registrava 16,0°C.
“Ano das Geadas”
Com a ocorrência de 4 de dezembro, o ano de 2025 atinge a marca de 103 registros de geadas no topo da Serra Catarinense.
Distribuição das geadas em 2025:
- Janeiro: 0
- Fevereiro: 0
- Março: 4
- Abril: 7
- Maio: 16
- Junho: 17
- Julho: 25
- Agosto: 14
- Setembro: 11
- Outubro: 3
- Novembro: 5
- Dezembro: 1 (até agora)
Além das geadas frequentes, 2025 também registrou: 5 dias com neve, 6 dias com sincelo e 2 dias com chuva congelada. A mínima extrema do ano foi de -10,4°C registrada em Bom Jardim da Serra em 2 de julho.
Para moradores e visitantes, este amanhecer branco de dezembro é um lembrete da singularidade climática que mantém a Serra Catarinense fascinante o ano todo, onde o inverno pode dar sinais até às portas do verão.
Confira vídeo
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO