Galeria de fotos: desfile de blocos do Carnaval reúne milhares de pessoas em Lages
Seis blocos e uma Escola de Samba desfilaram, enaltecendo a cultura popular brasileira
• Atualizado
Milhares de pessoas prestigiaram o desfile de blocos do Carnaval, na noite de sábado (11), em Lages, na Serra Catarinense. Organizado pela Fundação Cultural de Lages (FCL) e a comissão central dos carnavalescos, o desfile de carnaval foi realizado na rua Archilau Batista do Amaral, no bairro Universitário.
Por ordem, desfilaram: Bloco do Pé; Bloco do Boneco; Bloco Manequinha; Bloco do Resenha; Bloco dos Gregas; Bloco Beiçudo e Escola de Samba Leões da Serra. Organizado aparato de segurança, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública proporcionou aos foliões e ao público em geral uma festa disciplinada e tranquila.
O desfile teve um tempo de 20 minutos para cada bloco e escola se apresentarem. Cada bloco, com até 100 figurantes se concentraram na área de estacionamento do Ginásio Jones Minosso e dali desfilaram pelo trecho inicial da rua Archilau Batista do Amaral, o qual se estende desde o ponto de confluência com a avenida Antônio Ribeiro dos Santos (esquina do Senai), seguindo ao longo da primeira quadra desta via.
Durante o evento, a prefeitura disponibilizou equipamentos de som e iluminação, segurança, além de estrutura de palco, mais a divulgação da festa e a logística de segurança pública. A secretaria municipal de Saúde distribuiu preservativos, na noite do desfile, mantendo uma equipe de socorro de plantão, com disponibilidade de ambulância para emergência médica.
- CRA-SC elege novo presidente para a gestão 2025-2026
- Apostas de SC faturam bolada na quina da Mega-Sena; veja onde
Conheça um pouco da história dos blocos:
Bloco do Pé (bairro Brusque)
Foi fundado em 12 de janeiro de 2003 no bairro Brusque. Seu presidente é Wilson Oliveira e a missão é desenvolver eventos culturais e esportivos, aproximando a comunidade.
Bloco do Manequinha (bairro Popular)
Foi fundado em 2009 com a missão de não deixar o samba morrer, e onde passa, o bloco traz alegria e cultura. O bloco já esteve em outras cidades como: Taió, São Joaquim e Painel. Seu presidente é Manoel Nazareno Santos.
Bloco Resenha (bairro Centenário)
Criado em janeiro deste ano pelo casal Suellen Resenha e Giraia Sauceda, com o propósito de fomentar a cultura popular no resgate do carnaval de Lages. A bateria deste bloco é a da escola de samba Protegidos de São Carlos, do bairro Habitação. O casal Sauceda também realiza os projetos Dançar Passarela, o podcast Resenha e o programa Resenha. Eles desejam levar o samba para a avenida com muita alegria e resenha!
Bloco dos Grega (bairro Popular)
Foi fundado no ano de 2014 pelos filhos de dona Lindaura, conhecida como dona lindinha, os mesmos tinham a intenção de homenagear a grande matriarca que amava o carnaval, já que partiu dela a iniciativa de fundar o bloco, porém decidiram colocar o nome Bloco dos Gregas em homenagem ao patriarca da família. Cerca de 150 foliões compõem o bloco. O samba de enredo “Vem Gregolejar” é composto pelo carnavalesco André Luiz Chaves, conhecido como Filé (in memorian). Homenageia também o eterno mestre de bateria Iran, que fez parte do bloco dos Gregas e do bloco do Manequinha.
Bloco dos Beiçudos (bairro Popular)
Foi fundado em 15 de janeiro de 1989 em uma roda de amigos. A ideia do nome surgiu de um amigo que chamava a todos assim, sem distinção de classes.
Bloco do Boneco (bairro Várzea)
Fundado no ano de 2011. Nesses 12 anos vem encantando e conquistando foliões. Bi-campeão de carnaval de blocos na cidade de Taió. O primeiro a representar os blocos no carnaval de Joaçaba. Traz cerca de 100 foliões no ano de 2023. Suas cores são verde e rosa em especial esse ano traz também o branco e o preto em homenagem aos amigos e foliões que deixaram saudades.
Escola de Samba Leões da Serra (bairro Várzea)
Fez uma homenagem a Escola de Samba Unidos do Herval, da Cidade de Herval d’Oeste. O enredo do carnaval da Escola de Samba Leões da Serra foi: “Em Construção”. A Escola de Samba nasceu da união dos moradores do bairro Várzea com o antigo bloco Argemiro Madruga. Em meados de 2019 o bloco cresceu e se transformou na Escola de Samba Leões da Serra.
Confira a galeria de fotos do evento:
Leia também:
- “Horas na fila para receber um não”, moradores reclamam de posto de saúde em Lages
- Bombeiros tentaram reanimar vendedora de trufas por 40 minutos: ‘Sem sucesso’
- Mãe é presa após abandonar os dois filhos e ir beber em bar no Planalto Serrano
- Homem é vítima de sequestro relâmpago na Serra
- Quem era vendedora de trufas que morreu atropelada em Lages
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO