GAECO investiga crimes de corrupção em contratos de pavimentação na Serra Catarinense
14 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina
• Atualizado

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), iniciaram nesta quinta-feira (14) a Operação “Stone”. A ação tem como foco a apuração de crimes contra a administração pública em contratos de pavimentação asfáltica.
Leia Mais
14 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e estão sendo cumpridos em municípios da Serra e do Litoral Catarinense, incluindo Lages, São José do Cerrito e Itapema. A operação busca investigar a suspeita de crimes como corrupção ativa e passiva, envolvendo agentes políticos, servidores públicos e um empresário do setor de pavimentação.
Segundo a investigação, que conta com o apoio da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos do MPSC, o esquema envolveria contratos de pavimentação celebrados com a Prefeitura de Lages entre os anos de 2017 e 2024, cujos valores se aproximam de R$ 80 milhões, envolvendo a administração anterior. A apuração indica que os investigados mantinham contato e que, para garantir pagamentos à empresa contratada, os agentes públicos supostamente recebiam valores em espécie.
Detalhes da operação
A operação resultou na apreensão de uma arma e na prisão de uma pessoa. A Polícia Científica de Santa Catarina prestou apoio técnico para a preservação das evidências. A investigação tramita em sigilo, e novas informações podem ser divulgadas futuramente.
Operação “Stone” e GAECO
A nomenclatura “Stone” remete a um termo técnico da produção de asfalto, o Stone Matrix Asphalt (Matriz Pétrea Asfáltica), que é um tipo de revestimento concebido para maximizar o contato entre os agregados.
O GAECO é uma força-tarefa liderada pelo MPSC e composta por diversas forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, com foco em combater organizações criminosas. Já o GEAC é um grupo de promotores que se dedica a investigações e ações judiciais de combate à corrupção de alta gravidade ou complexidade.
Posicionamento da Prefeitura de Lages
A Prefeitura de Lages emitiu uma nota sobre o acontecido. Confira:
Prefeitura de Lages
Na manhã desta quinta-feira, 14 de agosto de 2025, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) estiveram na sede da Prefeitura de Lages para apurar os contratos firmados entre 2017 e 2024 com uma prestadora de serviços ao município.
Esclarecemos que a investigação tem como foco, exclusivamente, uma empresa que atua na pavimentação asfáltica de vias públicas. A Prefeitura de Lages está colaborando integralmente com a operação, disponibilizando todos os documentos e informações solicitadas, reafirmando seu compromisso permanente com a transparência, a legalidade e a proteção do erário, zelando pela correta aplicação dos recursos públicos.
Posicionamento da Câmara de Vereadores de Lages
A Câmara de Vereadores de Lages também emitiu uma nota oficial escrita, se posicionando sobre a operação, confira:
Nota Oficial – Câmara de Vereadores de Lages
No início da manhã desta quinta-feira, [14/08/2025], integrantes do GAECO estiveram na Câmara de Vereadores de Lages para realização de diligências relacionadas a investigação judicial que está em curso, incluindo busca e apreensão de documentos em um gabinete.
A Câmara ainda não foi oficialmente informada sobre o conteúdo da apuração.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência, legalidade e ética, colocando toda a estrutura à disposição das autoridades para o que for necessário e colaborando integralmente com os procedimentos investigatórios.
Lages, 14/08/2025
Câmara Municipal de Lages
A Central de Conteúdo da Clube fez contato com o Ex-prefeito de Lages, Antônio Ceron e o advogado dele informou que não irá se manifestar a respeito. Também foi feito contato com os demais envolvidos na operação e até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO