GAECO deflagra operação contra estelionato de idosos e lavagem de dinheiro em SC
A ação é um desdobramento de uma investigação iniciada em 2025 para desarticular uma rede criminosa
• Atualizado
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de Modelo, deflagrou na manhã desta terça-feira (20) a “Operação Entre Lobos II”. A ação é um desdobramento de uma investigação iniciada em 2025 para desarticular uma sofisticada rede criminosa envolvida em crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e obstrução de justiça.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em seis cidades catarinenses: Lages, São Miguel do Oeste, Caibi, Chapecó, Itajaí e São José. A Vara Estadual de Organizações Criminas determinou o bloqueio de até R$ 9,6 milhões em contas bancárias dos investigados, além da apreensão de veículos de luxo.
Entre os principais alvos estão quatro advogados. Devido à natureza da profissão dos investigados, as ordens foram acompanhadas por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além das buscas, a Justiça determinou:
- Monitoramento eletrônico para quatro dos envolvidos;
- Suspensão do exercício de funções nas empresas investigadas;
- Proibição de recebimento de valores via alvarás judiciais ligados às empresas de fachada do grupo.
Fraude e vítimas
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o grupo agia de forma predatória contra pelo menos 280 idosos em situação de vulnerabilidade. O esquema consistia na compra fraudulenta de cessões de créditos judiciais em ações bancárias.
A investigação revelou que, após a primeira fase da operação em julho de 2025, os criminosos sofisticaram as manobras de lavagem de dinheiro e criaram novas empresas de fachada para continuar os estelionatos.
Os materiais apreendidos nesta terça-feira serão encaminhados à Polícia Científica para perícia. A análise desses documentos e dispositivos eletrônicos ajudará o GAECO a identificar outros possíveis integrantes da rede criminosa. O processo segue em segredo de justiça, mas novas informações devem ser divulgadas conforme o avanço das diligências.
GAECO; Operação “Entre Lobos II”
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina. O grupo é composto por membros e servidores do MPSC, além de integrantes das polícias Civil, Militar e Penal, da Receita Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar.
Sua finalidade principal é a identificação, prevenção e repressão a organizações criminosas que atuam de forma estruturada no estado, garantindo maior agilidade e integração nas investigações de alta complexidade.
O nome da operação, “Entre Lobos”, faz referência ao abuso de confiança de profissionais que, em vez de defenderem os clientes, agiam como “predadores”. É também uma homenagem a uma das vítimas falecidas durante o processo, de sobrenome Wolf (lobo, em inglês).
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO


