Fundação Carlos Joffre do Amaral, do Grupo SCC, recebe homenagem da Câmara de Lages
A indicação partiu da vereadora Suzana Duarte, para destacar os 25 anos de atuação da entidade
• Atualizado
Nesta quarta-feira (5), a Câmara de Vereadores de Lages prestou homenagem à Fundação Carlos Joffre do Amaral (FCJA), do Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), pelos 25 anos de atuação. A iniciativa foi proposta pela vereadora Suzana Duarte (Cidadania) como reconhecimento dos trabalhos sociais realizados pela entidade.
A FCJA é o braço social do Grupo SCC, responsável por executar ações em benefício da comunidade. Apenas em 2022, foram 25 mil pessoas atendidas, tendo 4.300 estagiários e 600 jovens aprendizes encaminhados para as primeiras experiências profissionais.
Suzana Duarte, proponente da matéria, enfatiza que a homenagem é uma maneira de evidenciar os inúmeros serviços da entidade prestados à comunidade. “Decidi apresentar essa proposição em reconhecimento a todos aqueles que dedicam seu trabalho com imenso amor e em prol da Fundação Carlos Joffre, da família Amaral. Essa entidade desenvolve ações de grande importância para a comunidade de Lages”, afirmou Suzana.
O presidente do SCC, Roberto Amaral, expressou sua gratidão ao receber a homenagem que prestigia o legado de seu pai, especialmente vindo da respeitada Fundação, cujo papel na comunidade da região é de extrema importância. “Sempre que somos agraciados com tais honrarias, sentimos um imenso orgulho. Estamos seguindo os passos deixados por meus pais e assumimos uma grande responsabilidade e respeito por tudo o que foi construído ao longo dos anos. Além disso, estamos constantemente buscando o futuro, buscando ampliar nossas ações e criar novas oportunidades para ajudar aqueles que mais precisam”, ressaltou Roberto Amaral.
Ações promovidas pela FCJA
As ações e os resultados são sempre positivos, como é o caso da Campanha do Agasalho, que neste ano, arrecadou mais de 30 mil peças de roupas. O trabalho é realizado em parceria com associações de bairros, escolas, empresas e comunidade em geral. O 1 Batalhão Ferroviário de Lages é responsável pela triagem das peças que chegam a população prontas para uso.
Além da campanha do agasalho, a Fundação possui o banco de aparelhos ortopédicos, que auxilia pessoas que necessitam de apoio durante um determinado período. Cadeiras de roda, para banho, muletas são alguns aparelhos disponibilizados pela fundação. Para ter acesso é realizado um cadastro, onde os beneficiados podem utilizar por um período de até seis meses.
O programa Criança na Praça, realizado todos os anos no dia 12 de outubro envolve o público infantil, que participa de um dia com brincadeiras, doces e sorteio de brindes. A Gestante do Mês contempla mães que passam por dificuldade, ou estão em situação de vulnerabilidade. Todos os meses é realizado o sorteio das gestantes cadastradas no programa, que recebe enxoval completo, sessão fotográfica, além de um quarto particular para que tenha mais conforto e segurança na hora do parto, no Hospital Geral e Maternidade Teresa Ramos.
Nos últimos anos os programas envolvendo jovens beneficiaram mais de cinco mil pessoas, que iniciam sua trajetória profissional com a Fundação, ampliam seus conhecimentos e aumentam suas perspectivas de futuro para iniciar com mais segurança no mercado de trabalho.
Para a assistente social da FCJA, Elloah Cruz, o aniversário da entidade carrega centenas de ações prestadas à comunidade. “É um momento muito importante em participar desta data, pois são 25 anos encaminhando os jovens para o mercado de trabalho, e também precisamos evidenciar as ações assistenciais que nós temos, como as campanhas e os equipamentos que proporcionamos a quem precisa”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO