Cotidiano Compartilhar
Assistência

Frio extremo em Lages: serviço social recolhe 39 pessoas das ruas

Os responsáveis pela ação buscaram pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Ação social da Prefeitura de Lages. | Foto: Diretoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade / Divulgação
Ação social da Prefeitura de Lages. | Foto: Diretoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade / Divulgação

Diante das baixas temperaturas que a região serrana vem enfrentando nos últimos dias, a Prefeitura de Lages iniciou uma ação de abordagem social a fim de recolher aqueles que estão dormindo nas ruas da cidade.

No último domingo (30), Santa Catarina apresentou a temperatura mais baixa do ano. Lages registrou -2ºC e Urupema marcou -7,2ºC ao amanhecer.

A Prefeitura de Lages, em parceria com a Secretaria da Assistência Social, desenvolve um trabalho permanente ao longo do ano, com uma operação intensificada no início do inverno. 

Os servidores técnicos envolvidos na ação acompanham as ruas, avenidas, parques, calçadões, áreas externas de edificações públicas, calçadas e coberturas de lojas de diferentes bairros da cidade, em busca de identificar pessoas em situação de vulnerabilidade física e psicológica, diante dos inúmeros problemas causados pelas baixas temperaturas, como hipotermia, doenças respiratórias, infecções, gripe, pneumonia, sinusite, asma, rinite e etc. A atenção é ainda maior quando se trata de idosos e enfermos.

Os profissionais da Assistência Social de Lages abordaram 39 pessoas nas ruas. “Sempre que você perceber alguém em situação de vulnerabilidade nas ruas, especialmente durante as noites frias, não hesite em acionar o serviço de Abordagem Social. A equipe está preparada para fornecer assistência imediata, oferecendo abrigos temporários, roupas quentes, alimentos e apoio necessário para proteger essas pessoas do frio intenso. Cada chamada pode fazer uma diferença significativa. Ao alertar a Abordagem Social, você pode estar contribuindo para atenuar o sofrimento de alguém ou até mesmo salvar uma vida. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, explica a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Vanessa Freitas.

Aqueles que encontrarem pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas, podem acionar o Serviço Especializado em Abordagem Social através do telefone/WhatsApp (49)99836-1428, que funciona todos os dias da semana. Ou então, se preferir, a pessoa poderá comunicar a ocorrência ao órgão competente – Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) – número de emergência: 199/98406-4037; Corpo de Bombeiros: 193, ou Polícia Militar (PM): 190.

  • Frio extremo em Lages: serviço social recolhe 39 pessoas das ruas

>>> Para mais notícias, siga o  Clube  no  Twitter ,  Instagram ,  Facebook  e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.