Geral Compartilhar
EVENTO

“Freio do Proprietário” do Cavalo Crioulo começa nesta sexta-feira em Lages

O Freio do Proprietário é voltado para os proprietários e usuários dos cavalos

• Atualizado

Schaina Marcon

Por Schaina Marcon

Juliana Puhale

Por Juliana Puhale

Freio do Proprietário do Cavalo Crioulo começa nesta sexta-feira em Lages | Foto: João Morais/reprodução
Freio do Proprietário do Cavalo Crioulo começa nesta sexta-feira em Lages | Foto: João Morais/reprodução

Nesta sexta-feira (25 de julho), o Parque de Exposições Conta Dinheiro será palco do Freio do Proprietário, um evento aguardado que destaca a conexão entre o cavalo e seu dono. A competição, que se estende até domingo (27 de julho), é organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense e promete movimentar a cidade.

Diferente do tradicional Freio de Ouro, que conta com ginetes profissionais, o Freio do Proprietário é voltado para os proprietários e usuários dos cavalos. “Essa é uma prova para o proprietário do cavalo, para o usuário. Você não precisa ser o criador, você tendo o cavalo”, explica a Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense, Dunia Camargo Vedana . Isso significa que o próprio dono, sua esposa ou filhos podem competir com os animais registrados em seu nome, tornando a prova mais acessível e familiar.

Participação e provas

Para esta edição, estão confirmados 41 conjuntos (cavalo e cavaleiro) de diversas regiões do Brasil, incluindo Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até São Paulo. A estrutura do Parque Conta Dinheiro, com boas baias, acampamento e pista, tem atraído competidores de longe, consolidando Lages como um polo para eventos da raça crioula.

A programação se iniciou nesta sexta-feira (25), às 8h, com a admissão dos animais, onde técnicos da raça conferem a documentação e confirmam que os cavalos são da raça crioula. Em seguida, às 10h, iniciam-se as primeiras provas na pista aberta, que incluem andadura, figura, volta sobre patas e esbarradas. Essas etapas simulam movimentos e habilidades que os cavalos realizam na lida do campo, testando a rusticidade e capacidade de adaptação da raça. Mesmo com chuva, as provas acontecem, reforçando a característica de resistência do cavalo crioulo.

Lages como destaque no circuito crioulo

A Serra Catarinense tem se destacado no cenário do Cavalo Crioulo, e o Núcleo de Criadores local vem realizando um trabalho contínuo para atrair mais eventos e participantes. Além do Freio do Proprietário, a região sediará a final do Segundo Circuito da Serra Catarinense de Paleteadas, uma iniciativa em parceria com os núcleos de Caxias e dos Vinhedos.

O evento é aberto ao público e é uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer mais sobre a magia do Cavalo Crioulo e acompanhar de perto a performance desses animais e seus proprietários.

Confira a programação

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.