Cotidiano Compartilhar
Impressionante

FOTOS: Final de semana começa com granizo do tamanho de ovos e estragos em SC

Municípios catarinenses estão contabilizando estragos causados pelas pedras de gelo

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Granizo foi visto principalmente nas regiões do Oeste e da Serra Catarinense | Fotos: Defesa Civil e Gian Costa Garcia
Granizo foi visto principalmente nas regiões do Oeste e da Serra Catarinense | Fotos: Defesa Civil e Gian Costa Garcia

As pedras de gelo que caíram na madrugada deste sábado (12) em Santa Catarina tinham o tamanho de ovos de galinha em pelo menos duas regiões do Estado. Os estragos causados pelo granizo ainda estão sendo contabilizados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, e registros feitos nas redes sociais explicam o porquê.

Imagens compartilhadas pelo meteorologista Piter Scheuer, por exemplo, capturadas nas cidades de Guatambú, Chapecó e Cachoeirinha, situadas na região Oeste, mostram uma variedade de tamanhos de pedras de granizo em comparação com um ovo. De acordo com ele, pelo menos seis episódios de granizo em tamanhos consideráveis a médios já foram registrados.

Piter explica que células convectivas explosivas têm provocado tempestades severas com o tipo do granizo observado, o “granizo saraiva”, devido a um intenso sistema de convecção profunda aliada à chance de uma frente fria. O ar quente e úmido oriundo da Floresta Amazônica potencializa as tempestades.

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar informou que atendeu inúmeras ocorrências relacionadas ao granizo, sendo que a região mais atingida foi o Noroeste do Oeste, na divisa com o Paraná. Os municípios atendidos pelos socorristas foram São Bernardino, Galvão e São Lourenço – Interior.

Ao todo foram contabilizados os seguintes atendimentos:
• Averiguação/Corte de árvore para desobstrução de vias públicas/rodovias: 12;
• Averiguação/Comunicação de ocorrências de destelhamento: 28;
• Distribuição de lona: em torno de 2400m².

Caxambú do Sul

Em Camxambú do Sul, também no Oeste, o tamanho das pedras de gelo que se precipitaram sobre a cidade deixou os moradores impressionados. Fotos enviadas à reportagem do SCC SBT mostram um veículo com o vidro danificado devido ao impacto das pedras de granizo.

Novo Horizonte

No momunicípio de Novo Horizonte, o tamanho das bolas de gelo impressionou os moradores da cidade. Conforme a Defesa Civil, o registro de granizo na cidade ocorreu no centro da cidade, assim como no bairro Botega, e também atingiu a região rural da Linha Duque de Caxias, resultando em danos a aproximadamente dez residências. Para auxiliar as famílias afetadas, foram fornecidas lonas de proteção.

Maravilha

A Defesa Civil informou que durante a madrugada deste sábado (12), providenciou a entrega de lonas para cobrir duas residências localizadas no bairro Morada Feliz, em Santa Fé Alta. Também foi fornecida uma quantidade significativa de lona para uma empresa estabelecida na Linha Beleza. Os proprietários relataram que uma parte considerável do telhado sofreu danos, resultando no encharcamento de todos os produtos armazenados e da matéria-prima.

Serra Catarinense

A região da Serra Catarinense também enfrentou os impactos da queda de granizo no início deste fim de semana. Os moradores de Lages, por exemplo, testemunharam a queda de pedras de gelo durante a madrugada, porém, o tamanho delas foi menor e a ocorrência teve uma duração inferior a cinco minutos.

De acordo com a Defesa Civil, duas residências foram destelhadas no bairro Santa Clara e na localidade do Salto Caveiras. As equipes forneceram lonas para auxiliar as famílias afetadas.

Em São Joaquim, o meteorologista Ronaldo Coutinho relatou que a cidade registrou um período de granizo que durou 12 minutos, com algumas pedras atingindo um tamanho de 0,4 cm, enquanto a maioria tinha dimensões entre 0,2 cm e 0,3 cm.

A Defesa Civil da cidade informou que não recebeu nenhuma ocorrência.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O município de Bom Jardim da Serra também não escapou do fenômeno. O morador Sérgio Felipe Rodrigues compartilhou com a reportagem que a região enfrentou cerca de 15 minutos de trovões, rajadas de vento e chuva de granizo. Segundo ele, as pedras de granizo chegaram a acumular em alguns pontos da cidade, conforme mostram as imagens.

Uma considerável quantidade de pedras de gelo foi observada, principalmente nas zonas rurais. O morador Gian Costa Garcia compartilhou imagens com a reportagem do SCC SBT, nas quais ele chega a segurar o granizo com ambas as mãos.

Foto: Sérgio Felipe Rodrigues/Reprodução

Defesa Civil indica possibilidade de chuva permancer

A Defesa Civil informou, nesta manhã, que temporais em praticamente todas as regiões do estado, com registro de chuva intensa, muitos raios e granizo, foram registradas. Segundo o órgão, neste momento, ainda restam alguns temporais pontuais, mas de uma forma geral a chuva já está perdendo força.

A frente fria, responsável pela chuva e temporais, já cobre todo o Estado e tende a avançar para o Paraná. Por isso, é que o vento já começa a virar para sul nas áreas de divisa com o RS, com rajadas moderadas no Litoral e que tendem a ganhar força nas áreas costeiras no decorrer da tarde.

Nas próximas horas, ainda há condições para chuva em toda Santa Catarina, com chance de algum temporal isolado, o que mantém o risco baixo a moderado para ocorrências pelo menos até a metade da tarde. Já com relação ao vento, o risco para ocorrências também é baixo a moderado, devido às rajadas de sul previstas para a tarde, sobretudo nas áreas costeiras.

Foto: Conexão GeoClima

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.