Estação Pinhão 2025 Compartilhar
ARTE, TRADIÇÃO E CULTURA

Festival Planalto Serra exalta tradições gaúchas no penúltimo dia da Festa Nacional do Pinhão

Evento tradicionalista reúne danças, declamações, música e chula em palcos no centro de Lages

• Atualizado

Schaina Marcon

Por Schaina Marcon

Festival Planalto Serra exalta tradições gaúchas no penúltimo dia da Festa Nacional do Pinhão | Foto: Rodrigo Silvério/Rádio Clube de Lages
Festival Planalto Serra exalta tradições gaúchas no penúltimo dia da Festa Nacional do Pinhão | Foto: Rodrigo Silvério/Rádio Clube de Lages

O sábado (21), penúltimo dia da 35ª Festa Nacional do Pinhão, está sendo marcado por uma imersão na cultura tradicionalista com o Festival de Arte e Cultura Planalto Serra. Realizado pela Associação Lageana de Cultura Tradicionalista (Alcat), em parceria com a Prefeitura de Lages e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o festival movimenta o Centro da cidade com apresentações em três palcos simultâneos: Palco Recanto na Praça João Costa, Casarão Juca Antunes e Palco Raízes na rua coberta.

Desde as 9h da manhã, a Praça João Costa recebe as apresentações de danças tradicionais gaúchas, nas categorias mirim e juvenil. Crianças e adolescentes de diferentes invernadas artísticas dos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) da região encantam o público com coreografias que preservam os ritmos e movimentos da tradição sulista.

No Casarão Juca Antunes, localizado na Rua Benjamin Constant, a programação também começou cedo. O espaço sedia as declamações nas categorias Prenda Veterana, Xirú e Adulta, além das modalidades Peão Veterano, Xirú e Adulto. Com interpretações emocionantes, os participantes apresentam poesias que retratam a história, os valores e o cotidiano do povo do sul.

O Palco Raízes, na Rua Nereu Ramos, a rua coberta é outro ponto de destaque do festival. Durante a manhã, ocorreram as apresentações instrumentais e de solistas vocais nas categorias Veterano, Xirú e Adulto, demonstrando o talento e a sensibilidade de músicos e cantores ligados às tradições do Sul.

A programação segue durante a tarde com as danças tradicionais no palco do Recanto na Praça João Costa, novamente com foco nas categorias mirim e juvenil. Ao mesmo tempo, o Palco Raízes recebe as apresentações de Chula, nas categorias Veterano, Vaqueano, Xirú e Adulto — uma das modalidades mais vigorosas e tradicionais da cultura gaúcha, que exige técnica, ritmo e resistência dos competidores.

O Festival Planalto Serra reafirma o compromisso da Festa Nacional do Pinhão com a valorização da identidade cultural regional, reunindo gerações em torno da arte, da música e do respeito às raízes. A programação segue até o final da tarde deste sábado (21) e continua no domingo (22) nos mesmos palcos no período da manhã e da tarde, com entrada gratuita e grande participação do público.

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.