Festival da Colheita do Pinhão terá programação especial em Lages; saiba mais
O festival acontece a partir do dia 1º de abril, data em que a colheita do pinhão é autorizada por lei.
• Atualizado
Na manhã desta terça-feira (21), aconteceu o lançamento do Festival Colheita do Pinhão, no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, centro de Lages. O festival acontece a partir do dia 1º de abril, data em que a colheita do pinhão é autorizada por lei.
Em entrevista à Rádio Clube de Lages, o prefeito em exercício Juliano Polese fala da importância da realização do festival tanto para a cultura como economia.
A ideia é a gente começar a utilizar esse momento que a lei estabelece, como início da colheita do pinhão, dia 1º de abril, como um marco inicial já de preparação pra nossa grande festa gastronômica e cultural, que é a Festa Nacional do Pinhão. O festival do pinhão, usa a nossa semente que é importante para economia, para cultura, para gastronomia do nosso município e da região serrana como símbolo, Então nós estamos organizando um evento com participação de diversos artistas, da parte gastronômica, com 20 restaurantes que vão fazer o festival, colocando o pinhão como a base da gastronomia.
Ainda de acordo com o prefeito exercício, diversas atrações vão marcar o lançamento do festival do pinhão que vai acontecer no calçadão de Lages. Entre as atividades, um ‘sapecadaço’, que serão ilhas de sapecada de pinhão em praça pública, além de diversos shows, provas de laço, vaca parada e apresentações dos CTG’s da região.
Para o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi o festival da colheita do pinhão é uma forma de resgatar a tradição das primeiras edições da Festa do Pinhão.
A Festa do Pinhão esse ano completa 50 anos e no inicio da festa era amostra de campo com os produtos típicos a base de pinhão, então com a colheita do pinhão, nós conseguimos fazer isso. A debulhada da primeira pinha, que também iniciou lá em 1973 com a primeira Festa do Pinhão para que as pessoas vissem um pouco mais da nossa cultura, da nossa tradição, da nossa gastronomia. A gente sabe que muitos produtores rurais vivem da comercialização do pinhão. Como o nosso prefeito Juliano Polese falou, nós temos que estar unidos nesse momento pra que nossa cidade respire festa, respire a colheita do pinhão e todo mundo possa resgatar essa cultura e essa tradição que são características da nossa cidade.
O secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Álvaro Mondadori explica a programação do festival que acontece no dia 1º de abril.
É uma programação que começa às 09h da manhã e se estende até às 21h. Também teremos um grande ‘sapecadaço’, nada mais é que uma sapecada do pinhão porque muitos dos nossos jovens não conhecem o ato verdadeiro da sapecada do pinhão que é feita com gripe. As nossas fazendas rurais, cinco delas aderiram ao projeto e vão oferecer também ou um jantar ou um almoço também com produtos típicos da região, em especial o pinhão.
Paralelamente ao festival da colheita, acontece o festival gastronômico em parceria com uma escola de gastronomia da região. A população pode se inscrever até o dia 15 de abril, tanto de forma amadora como profissional. Álvaro completa:
É uma espécie de MasterCheff do Pinhão, onde teremos lá sete receitas amadoras e sete receitas profissionais fazendo o produto na hora. O pinhão na região serrana faz a economia girar, são mais de sete milhões e oitocentos mil quilos comercializados forma oficial.
Confira a programação do Festival Colheita do Pinhão
Programação Festival Gastronômico
Veja a reportagem
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO