Novo formato? Saiba quais serão as mudanças da Festa do Pinhão para 2026
A principal estratégia da gestão é garantir a estabilidade e qualidade do evento
• Atualizado
A organização da Festa Nacional do Pinhão para 2026 e os anos seguintes está em fase de “remodelagem”, conforme revelou a prefeita Carmen Zanotto em entrevista exclusiva no programa A Hora da Corneta desta segunda-feira (01). A principal estratégia da gestão é garantir a estabilidade e a qualidade do evento por meio de um contrato de concessão de longo prazo e o retorno da área de shows nacionais no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
Festa do Pinhão 2026; contrato de quatro anos
Em entrevista para a Rádio Clube, quando questionada sobre o andamento do processo licitatório para a Festa do Pinhão de 2026, a prefeita destacou que a principal mudança visa atrair empresas de grande porte e com experiência no setor de eventos, após a dificuldade enfrentada no processo licitatório anterior.
“Nós estamos propondo um contrato para quatro anos, com as correções previstas na legislação, podendo ser interrompido desde que tenha os comunicados adequadamente por uma das partes,” explicou a prefeita.
Ela relembrou que a edição anterior da festa não pôde ser realizada no Conta Dinheiro porque as empresas que participaram do processo licitatório não tinham a estrutura necessária.
“As empresas que participaram do processo licitatório não tinham a condição de tocar a nossa festa. O edital que está sendo elaborado para o ano que vem, ele tende a atrair essas empresas grandes, que têm cacife, que têm condições, que têm know-how, que têm estrutura,” afirma a prefeita.
O prazo de até cinco anos (60 meses) permitido pela lei de licitações permitirá à prefeitura “tocar os três próximos anos e deixar segurado para o primeiro ano do segundo mandato”, segundo Carmen Zanotto.
Shows Nacionais de volta ao Parque Conta Dinheiro
A prefeita confirmou a intenção de retornar a parte dos shows nacionais para o Parque Conta Dinheiro, reforçando a informação dada pela Secretária de Turismo, Ana Vieira à Rádio Clube.
A proposta de contratação do espaço foi levada ao Sindicato Rural, que é o proprietário da área, com base no valor acordado na última festa realizada no local. A prefeita reforçou a necessidade de fechar o contrato do espaço antes de lançar o edital para as atrações. O Sindicato já está, inclusive, executando mais de 400 metros de calçadas, conforme determina a lei municipal.
Além disso, reiterou o compromisso de construir a cancha de laço coberta, com discussões paralelas sobre a localização mais próxima da cidade.
Novo formato da Festa
A prefeita adiantou uma novidade no conceito da Festa do Pinhão, que pretende terceirizar apenas a área de shows.
“A nossa intenção é ter os portões do parque abertos e a área de show ser fechada. E aconteceu agora e provou que deu certo,” disse, citando o recente show de Henrique e Juliano, que serviu como um “teste” para a gestão.
O evento cultural, a Sapecada da Canção Nativa, continuará sendo realizada no calçadão, fora do parque.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO