Festa do Pinhão 2026: lançado edital para Shows Nacionais em novo modelo “Arena Pinhão”
O novo modelo de gestão divide o evento em duas frentes distintas e introduz o conceito de "Arena Pinhão"
• Atualizado
A Prefeitura de Lages deu um passo decisivo na organização da Festa Nacional do Pinhão 2026 com a publicação, nesta sexta-feira (19), do edital de licitação para a contratação dos shows nacionais. O novo modelo de gestão divide o evento em duas frentes distintas e introduz o conceito de “Arena Pinhão”.
Diferente de anos anteriores, o processo licitatório foi desmembrado para garantir agilidade na reserva de agendas dos artistas. Uma segunda licitação, voltada aos demais espaços da festa (gastronomia e comércio), está prevista para ser lançada em janeiro de 2026.
O pregão eletrônico irá acontecer no dia 23 de janeiro às 9h00 da manhã.
O conceito da Arena Pinhão
O Parque de Exposições Conta Dinheiro passará a ser denominado Arena Pinhão durante o período do evento. O modelo será semelhante ao show da dupla Henrique & Juliano realizado recentemente na cidade:
- Shows Nacionais: Acontecerão em uma estrutura de arena fechada dentro do parque.
- Acesso Geral: A tendência é que a entrada ao parque e às demais atrações culturais e gastronômicas seja gratuita, cobrando-se ingresso apenas para quem desejar acessar a área específica dos shows nacionais.
- Contrapartida: A empresa vencedora da licitação dos shows nacionais será obrigada a entregar dois shows nacionais gratuitos para a população.
Planejamento e prazos
A antecipação do edital, ocorrendo a menos de seis meses do início do evento, visa permitir que a empresa vencedora tenha tempo hábil para bloquear as agendas de grandes artistas e duplas nacionais.
A prefeita Carmen Zanotto viabiliza, assim, a proposta de tornar a festa mais acessível ao público geral, mantendo a estrutura de grandes espetáculos em um setor reservado.
Custos de locação
A publicação do edital ocorre logo após a confirmação do acordo de locação do Parque Conta Dinheiro. O valor fechado com a Associação Rural é de R$1,2 milhão por três anos (R$ 400 mil anuais), com previsão de reajuste anual pela inflação.
Além do aluguel pago pela prefeitura, outros custos operacionais e taxas cobradas pelo sindicato proprietário do espaço estão sendo analisados para compor o fechamento financeiro do evento.
Matéria em colaboração com o comunicador Edson Varela.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO