Rádio Clube Compartilhar
dedicação

Estudante da Serra Catarinense embarca para os EUA para estudar em Harvard

Aini conquistou uma bolsa de 100% na universidade.

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Isabela Reche

Por Isabela Reche

Estudante da Serra Catarinense embarca para os EUA para estudar em Harvard | Foto: Reprodução
Estudante da Serra Catarinense embarca para os EUA para estudar em Harvard | Foto: Reprodução

A jovem Aini do Rio Apa Vicenzi, de 18 anos, moradora de Urupema, na Serra Catarinense, embarca no próximo dia 19 de agosto para os Estados Unidos, onde iniciará seus estudos em Astrofísica e Engenharia Ambiental na Universidade de Harvard. A estudante, que concluiu o ensino médio no Colégio Santa Rosa de Lima com bolsa de estudos, conquistou uma bolsa de 100% que cobre todos os custos, desde mensalidades e moradia até seguro-saúde e passagens.

A trajetória de Aini é marcada por uma paixão precoce pelo espaço e uma dedicação incansável aos estudos, apesar dos desafios. O fascínio pela astronomia, que ela descreve como uma paixão de longa data, foi incentivado por seu avô e inspirada por livros e documentários.

Aos 10 anos, Aini manifestou o desejo de fazer intercâmbio, e, aos 15, viajou para a Índia após ser aprovada em um programa com bolsa integral. Para essa oportunidade, ela e a mãe, Ratsi do Rio Apa, desenvolveram um projeto sobre o uso do pinhão.

Em 2023, a jovem teve outra experiência internacional, participando do programa “Tech Girls” nos Estados Unidos. Lá, conheceu outras brasileiras que a incentivaram a tentar uma vaga em universidades estrangeiras. No mesmo ano, ela aplicou para o “PREP Program”, uma mentoria para jovens brasileiros que desejam estudar no exterior, e foi aceita em um processo seletivo com taxa de aprovação de 0,8%.

Para conciliar a intensa rotina acadêmica, Aini viajava de Urupema a Lages semanalmente para os estudos e mantinha uma agenda rigorosa de mentorias e atividades. Além da rotina de estudos e intercâmbios, Aini também enfrentou desafios pessoais, como dificuldades financeiras e enchentes que atingiram sua casa.

Em 2024, ainda com 17 anos, Aini fez história ao se tornar a primeira astronauta análoga de Santa Catarina. Ela participou de um programa intensivo em Brasília, onde vivenciou simulações de missões e treinamentos para a operação de mini rovers, semelhantes aos utilizados pela NASA.

“Foi uma experiência fantástica que me fez sentir quase como um astronauta de verdade”, relata.

No mesmo ano, ela participou do International Astronomical Youth Camp, na Alemanha, onde construiu e lançou foguetes.

No final de 2024, a estudante se candidatou a 17 universidades nos Estados Unidos e foi aprovada na UFSC em Engenharia Mecânica e Eletrônica. No entanto, em 27 de março, Aini recebeu a notícia de que havia sido a única aceita em Harvard, em um momento de grande emoção para ela e sua família. A partir de 19 de agosto, Aini dará início à sua jornada acadêmica na universidade americana.

Com a bolsa integral, que garante não só as mensalidades, mas também moradia, alimentação, passagens e seguro-saúde, ela está pronta para realizar seu sonho de contribuir para a pesquisa espacial e inspirar outros jovens a se dedicarem à ciência.

“Não tenha medo de ser diferente e abrace o quão você, seus sonhos e paixões são únicos”

Matéria em colaboração com o repórter Evandro Gioppo.

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.