“Está complicado”, diz secretária de Lages sobre a falta de profissionais na saúde
Novos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estão sendo contratados
• Atualizado
A secretária de saúde de Lages, Susana Zen conversou com a reportagem da Rádio Clube de Lages sobre o momento desafiador que a secretaria está enfrentando devido à redução de profissionais na saúde. Segundo a secretária, a saída de servidores em férias e o fim de contratos no final do ano passado contribuíram para a diminuição no quadro de profissionais.
Leia Mais
Para minimizar os impactos e garantir a continuidade dos serviços, a secretaria está trabalhando na busca por soluções. Um dos principais focos é a conclusão do concurso público realizado em 2023. O chamamento de novos profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos, está em andamento, porém, os processos burocráticos, como a realização de exames médicos e a análise de documentação, têm demorado a entrada desses colaboradores nas unidades de saúde e na policlínica.
Além do concurso, também foi lançado um edital para a contratação de médicos para atuarem nas unidades básicas de saúde. Essa medida visa complementar o quadro de profissionais e fortalecer o atendimento à população.
Diante desse cenário, a secretária solicita a compreensão da população e pede um pouco mais de paciência.
“Realmente está complicado, o quadro de funcionários está bem reduzido. Sabemos que a demora no atendimento pode gerar frustração, mas estamos trabalhando incansavelmente para resolver essa situação. Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que a saúde de Lages volte a funcionar da melhor forma possível”, explica Susana.
Leia também
Lages vai contratar mais profissionais para as unidades de saúde
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde vai contratar novos profissionais para atuar nas Unidades Básicas de Saúde.
Os novos profissionais vão integrar 11 novas equipes de Estratégia e Saúde da Família nas funções de Médico de Programas da Saúde, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem. Eles vão atuar nas unidades de saúde do Centenário, Centro, Coral, Guarujá, Promorar, Santa Catarina, Santa Helena, São Miguel, Universitário, Vila Mariza e Vila Nova.
A secretária Municipal da Saúde Susana Zen, já encaminhou ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, um documento solicitando que o setor convoque os classificados do Concurso Público Edital 04/2023.
Um novo edital também deve ser aberto.
“A Secretaria Municipal da Saúde está em fase final de elaboração de um novo edital que permitirá, nos próximos dias, contratarmos mais médicos de apoio para ampliar o atendimento à nossa população”, Diz a secretária.
A secretária explica que a redução do atual quadro de médicos e demais profissionais da saúde se deve por causa do encerramento de contratos que aconteceram no final do ano passado, além dos casos de profissionais que estão em período de férias ou de licença sem remuneração.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO