Tempo de espera para consulta pré-cirúrgica com ortopedista pode chegar a 9 anos na Serra Catarinense
Outras especialidades também enfrentam uma grande fila de espera
• Atualizado
Na Serra Catarinense, o tempo de espera para uma consulta pré-cirúrgica com ortopedista pode ser extremamente longo. Em Lages, a fila para uma consulta com um especialista em ortopedia de ombro pode levar até 9 anos, ou seja 109 meses.
Para quem busca atendimento com um especialista em joelho, o tempo de espera também demora, chega a quase 7 anos, ou 83 meses. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Lages, consultas para o ombro e o joelho são as duas especialidades com maior tempo de espera para consultas cirúrgicas. Além dessas, a consulta com um mastologista, que não é pré-cirúrgica, mas de rotina, também apresenta um longo tempo de espera: 63 meses, ou cerca de 6 anos.
Essas três especialidades lideram o ranking de maior tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) na região serrana de Santa Catarina. Em seguida, aparecem áreas como angiologia, reabilitação intelectual, urologia, procedimentos na coluna e outras.
Procurados pela equipe da Rádio Clube, a Secretaria de Saúde de Lages justificou que o tempo de espera nas filas ortopédicas se deve ao fato de que, além de atender Lages, o hospital referência atende outros 17 municípios, o que aumenta significativamente a demanda.
A responsabilidade pela contratação de serviços e abertura de vagas cirúrgicas nessas especialidades, segundo a secretaria, é da Regional de Saúde, que auxilia o Estado nessa tarefa. A Regional de Saúde, por sua vez, esclareceu que o contrato com o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, é de responsabilidade do município de Lages, que possui gestão plena do SUS.
Sobre a fila para mastologistas, a secretaria informou que, atualmente, não há prestadores de serviço disponíveis para essa especialidade na região. No entanto, consultas são oferecidas por meio do consórcio intermunicipal de saúde, ligado à Amures.
Outro dado preocupante é o número de pacientes na fila para consultas especializadas em Lages, que atende como referência para a Serra Catarinense. Segundo a Secretaria de Saúde, 8.406 pessoas aguardam consulta com oftalmologista, 3.358 esperam por atendimento com urologista, e 2.378 estão na fila para angiologia.
Em relação à fila de oftalmologia, a secretaria explicou que houve uma redução significativa no número de prestadores de serviço na área de oftalmologia. Anteriormente, cerca de 1.500 consultas mensais eram oferecidas, mas atualmente esse número caiu para uma média de 350 a 400 consultas por mês.
Até o fechamento desta matéria, a secretaria não informou sobre as filas em urologia e angiologia.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO