Escola restringe horário para estudantes irem ao banheiro na Serra Catarinense; entenda
A medida gerou indignação da comunidade escolar
• Atualizado
Uma nova medida regulando os horários para os estudantes irem ao banheiro na Escola de Educação Básica Mauro Gonçalves Farias, em São José do Cerrito, na Serra Catarinense, gerou indignação da comunidade escolar. Avisos espalhados pelo prédio descrevem horários específicos que os estudantes podem utilizar o banheiro.
O colégio definiu três horários disponíveis para utilização dos banheiros nos períodos da manhã e da tarde. Fora dos horários estabelecidos, o estudante que precisar usar o local deve solicitar a chave junto à diretoria. No período noturno, o acesso é livre.
Com a medida, a diretoria da Escola Mauro Gonçalves pode ferir os princípios legais dos estudantes, entre eles, o direito de ir e vir, garantido a qualquer cidadão brasileiro pela Constituição Federal. O princípio da dignidade humana também pode ser ferido, já que expõe as crianças ao constrangimento do pedido que, em caso de negação, a criança ou o adolescente pode fazer as necessidades fisiológicas nas calças.
Em contato com a Rádio Clube de Lages, a diretora da escola, Marinalva Motta, afirmou que a definição de horários para usar os banheiros do colégio são para a limpeza e reforma.
“O banheiro foi fechado para limpeza e também esteve em período de manutenção por conta do vandalismo. Não foi fechado sem o acesso das crianças. Quando está fechado, elas usam o nosso banheiro da secretaria”, afirmou a diretora.
Veja o que diz o aviso:
Com a colaboração de Evandro Gioppo
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO