Equipe da Fundação Catarinense de Cultura avalia estrutura da Catedral de Lages
Vistoria foi realizada depois que pedras caíram da estrutura
• Atualizado
Uma equipe da Fundação Catarinense de Cultura, iniciou nesta terça-feira (21) uma avaliação da estrutura da Catedral Diocesana de Lages. A vistoria foi realizada depois que pedras de uma das torres se desprenderam da estrutura no dia 13 de janeiro. As pedras que caíram são decorativas e fazem parte dos ornamentos da fachada da igreja.
Leia Mais
O arquiteto Diego Rossi, da Fundação Catarinense de Cultura, está à frente dos trabalhos e realiza uma análise detalhada da estrutura, acompanhado por uma equipe de engenheiros. Rossi explicou para o repórter da Rádio Clube de Lages, Gabriel Senem, que é fundamental realizar um estudo completo para identificar as causas do problema e definir as medidas mais adequadas para garantir a segurança e a conservação do prédio histórico.
Além disso, os profissionais também vão avaliar a realização de uma limpeza no prédio da Catedral e da prefeitura de Lages, que são estruturas tombadas pelo patrimônio histórico do estado de SC.
“A avaliação da Catedral ainda está em andamento, será feito um estudo para avaliar as condições do prédio da Catedral. Com relação a limpeza também será analisado, é preciso ter cuidado, pois se trata de edificações históricas e qualquer intervenção deve ser realizada de forma técnica e cuidadosa”, explicou o arquiteto.
A Prefeita Carmen Zanotto acompanhou o trabalho da equipe da FCC, já que foi a própria prefeitura através da Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana que solicitou a vistoria para a Fundação Catarinense de Cultura.
A área da lateral direita da Catedral, onde caíram as pedras continua isolada e sinalizada para garantir a segurança dos pedestres e motoristas que passam pelo local.
Nos próximos dias a equipe da Fundação Catarinense de Cultura deve enviar um relatório completo com os resultados da avaliação. O documento deverá apresentar um diagnóstico detalhado das condições das estruturas e um plano de ação para solucionar os problemas identificados.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO