Cotidiano Compartilhar
Impressionante!

Entenda a tempestade que transformou Lages em um cenário “congelante” da Europa

Ruas cobertas de gelo deram às ruas um aspecto de neve e encantador aos moradores

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Rodovia BR-116 coberta pelas pedras de gelo | Foto: Arteris
Rodovia BR-116 coberta pelas pedras de gelo | Foto: Arteris

Após uma intensa tempestade de granizo registrada na tarde desta terça-feira (22), a cidade de Lages, localizada na Serra Catarinense, se transformou em um cenário “congelante” europeu. Ruas cobertas de gelo deram às vias um aspecto de neve e encantador aos moradores.

São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e São José do Cerrito também foram afetadas por fenômenos, com registros inclusive de pedras do tamanho de ovos de galinha. Em Lages, fotos mostram que a área mais atingida foi em trechos da rodovia BR-116, entre Lages e Correia Pinto, em proximidade à localidade de Pinheiro Ralo.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a combinação de um sistema de baixa pressão associado e ar quente e úmido proveniente da floresta Amazônica contribuiu para o desenvolvimento de nuvens carregadas do tipo “Cumulonimbus”. Como resultado, houve ocorrência de granizo, ventos fortes e chuvas intensas.

Piter acrescentou que nos próximos dias é esperada uma continuidade de temporais, que serão mais frequentes e concentrados em algumas regiões. Entre a quinta-feira (24) e a sexta-feira (25), os moradores devem se manter alertas para a possibilidade de novos temporais, além da chance de ocorrência de geadas.

Veja a explicação sobre a tempestade:

Concessionária que administra a BR-116 não registrou ocorrências

A Arteris Planalto Sul, responsável pela administração da BR-116, que interliga 17 cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina até a divisa com o Rio Grande do Sul, registrou fortes chuvas na tarde de hoje (22), no km 240, em Lages. Apesar da intensidade do temporal, nenhuma ocorrência foi registrada durante o evento.

Conforme a Arteris, por meio das sinalizações horizontais e verticais, equipes operacionais de prontidão e câmeras de monitoramento estrategicamente localizadas no trecho, pôde-se observar a imponência e a beleza da natureza.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.