Cotidiano Compartilhar
Mudanças

Entenda a medida que vai fechar turmas do ensino médio em escolas da Serra Catarinense

Não serão mais aceitas novas matrículas para o ensino médio em algumas escolas da rede estadual de ensino.

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Assembleia Legislativa
Foto: Assembleia Legislativa

As Coordenadorias Regionais de Educação de Lages e São Joaquim anunciaram uma decisão que pode ter um impacto significativo no sistema de ensino e na vida de muitas famílias na Serra Catarinense. Conforme a decisão, não serão mais aceitas novas matrículas para o ensino médio em algumas escolas da rede estadual de ensino.

Armando Duarte, coordenador regional de educação de Lages, explicou que essa mudança foi decidida após uma reunião baseada em dados de evasão escolar na região serrana. É importante ressaltar que o ensino médio não será encerrado, mas haverá uma readequação das vagas.

Os alunos que estão no primeiro ano do ensino médio terão suas vagas garantidas para os anos seguintes, ou seja, segundo e terceiro ano. No entanto, não serão abertas novas turmas para alunos que não estejam matriculados nas escolas em questão.

Essa mudança afetará quatro unidades em Lages: Escola de Educação Básica – Visconde de Cairu, Escola São Judas Tadeu, Escola Belisário Ramos e Escola Maria Quitéria. Além disso, haverá alterações no ensino médio na Escola Irmã Gertrudes em Ponte Alta, também na mesma região de educação.

Na região de São Joaquim, a escola Martinho de Haro concluirá gradativamente o ensino médio e não aceitará matrículas para o primeiro ano. No entanto, outra escola localizada a 500 metros oferecerá vagas ou os estudantes poderão optar pelo Manoel Cruz, que possui vagas no período diurno.

A escola Manoel Cruz realizará o reordenamento dos estudantes do período noturno, com o transporte assegurado para os estudantes. Além disso, na cidade de Urubici, duas escolas passarão por um fechamento gradual, sendo uma delas responsável pelo ensino fundamental (EEB Manoel Dutra Bessa) e a outra pelo ensino médio (Araújo Figueiredo).

O assunto gerou tanta repercussão que está programada uma manifestação na Escola Visconde de Cairu, com pais, professores e representantes de autoridades políticas. O ato será às 19h na escola e a mobilização será em defesa do ensino médio.

Deputado estadual pede esclarecimentos

O deputado Lucas Neves (Podemos) está solicitando à Secretaria de Estado da Educação esclarecimentos a respeito da decisão de encerrar turmas do ensino médio em escolas estaduais na região da Serra.

O parlamentar destaca a importância de envolver todas as partes interessadas e a necessidade de uma explicação por parte do Governo do Estado para entender os motivos que levaram a essa decisão.

“Recebi essa informação com preocupação e sou contrário ao fechamento de turmas. As comunidades não foram consultadas, e essa decisão pegou todos de surpresa”, afirmou Neves.

“A falta de consulta prévia à comunidade escolar tem gerado inquietação entre pais, estudantes e professores, que agora enfrentam a possibilidade de transferência para outras unidades. Isso pode causar transtornos e até evasão escolar. Vamos protocolar um pedido de esclarecimentos à Secretaria de Estado da Educação, pois nossa região é uma das mais carentes de Santa Catarina. A educação é fundamental para nossa comunidade”, concluiu Lucas Neves.

Assista a reportagem:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.