Elizeu Mattos se posiciona sobre candidatura impugnada
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi divulgada nesta quarta-feira (02)
• Atualizado
No final desta quarta-feira (02), uma reviravolta no cenário eleitoral de Lages surpreendeu a todos com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Às 18h26, o ministro Floriano Marques, membro do TSE, proferiu uma sentença sobre o indeferimento da candidatura de Elizeu Mattos.
Para entender o contexto, a candidatura de Elizeu havia sido inicialmente indeferida pela 104ª Zona Eleitoral de Lages, decisão contra a qual a defesa de Elizeu recorreu. O TRE-SC, em segunda instância, julgou que não havia motivo para o indeferimento, liberando Elizeu para participar da eleição. No entanto, o Ministério Público Eleitoral recorreu dessa decisão, levando o caso ao TSE.
Nesta quarta-feira (02), o ministro Floriano Marques, em decisão monocrática, manteve a sentença original da Justiça Eleitoral de Lages, que indeferiu a candidatura de Elizeu. A justificativa do ministro foi que Elizeu renunciou ao cargo de prefeito, o que, segundo ele, configura uma razão para mantê-lo inelegível por oito anos, independentemente do motivo da renúncia.
Apesar dessa decisão, Elizeu ainda pode seguir com a campanha eleitoral. Enquanto o caso não for concluído em todas as instâncias, ele continua com a candidatura ativa. Isso significa que ele pode praticar todos os atos de campanha, como pedir votos, participar de debates e, inclusive, aparecer nas urnas no próximo domingo.
Em resposta a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a equipe de Elizeu Mattos emitiu o seguinte pronunciamento:
COMUNICADO
A coligação Feliz Lages do Povo informa que a decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira, 2 de outubro, indeferindo a candidatura de Elizeu Mattos ao cargo de prefeito de Lages, não é definitiva e não compromete a campanha do 15.
Assim que tomou conhecimento, a equipe jurídica do candidato, deu início aos trâmites necessários para recorrer da decisão, uma vez que a sentença foi monocrática e desconsiderou pontos importantes apresentados pela defesa. A equipe jurídica entende que há fundamentos sólidos que não foram adequadamente considerados e, por isso, busca reverter essa decisão nos tribunais competentes.
A coligação Feliz Lages do Povo, reafirma o compromisso com a justiça e com o processo eleitoral transparente. A candidatura de Elizeu Mattos, ao lado de Gil Zappellini, segue firme e forte, com a convicção de que o direito à ampla defesa e ao contraditório serão respeitados em instâncias superiores.
Portanto, no próximo domingo, vote 15 com tranquilidade! Seu voto será computado normalmente e acredite: a verdade prevalecerá!
Atenciosamente,
Coligação Feliz Lages do Povo – Elizeu e Gil 15
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO