Cotidiano Compartilhar
Questionamentos

Edital da Festa do Pinhão 2024 gera debate sobre preparação do evento e tradicionalismo

Os moradores têm expressado indignação sobre a perda da tradição da festa e a repetição dos mesmos shows anualmente.

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Rádio de Clube de Lages/Divulgação
Foto: Rádio de Clube de Lages/Divulgação

O edital para a participação de empresas na organização da Festa Nacional do Pinhão 2024 foi divulgado faltando pouco mais de cinco meses da realização do evento, gerando questionamentos devido ao período de recessos de fim de ano e o curto prazo para organização.

Nesta quarta-feira (27), os sócios da TBS Produtora e Eventos, Jean Silva e Eduardo Rech, discutiram no programa Clube Comunidade, da Rádio Clube de Lages, o desafio do curto prazo disponível para a preparação do evento. A antecipação do edital poderia proporcionar vantagens, permitindo um período mais amplo para negociação de contratos com artistas.

Nos últimos anos, os moradores têm expressado indignação sobre a perda da tradição da festa e a repetição dos mesmos shows anualmente.

Os sócios da empresa questionaram a data de publicação do edital, argumentando que ela ocorre durante os recessos de fim de ano, o que dificulta a obtenção de toda a documentação exigida pela prefeitura de Lages no edital.

“Desta vez, pediram todos os acervos técnicos, e não há problema em pedir. No entanto, o prazo solicitado, entre o recesso de Natal e o final do ano, coincide com o período em que o CREA só reabre nos dias 2 e 3 de janeiro. Para que seu engenheiro possa fornecer todos os eventos que você já realizou, mesmo que seja em caráter emergencial, é um pouco complicado”, afirmou Jean Silva.

Eduardo Rech também questionou o formato de preparação e organização da Festa do Pinhão. De acordo com eles, os shows nacionais não deveriam ser a atração principal do evento, mas sim algo exclusivo de Lages.

“Todos os municípios, hoje em dia, tem eventos praticamente de graça, com shows nacionais de graça e que tem tradição e rodeio. Isso está perdendo a essência da Festa do Pinhão.

Na edição deste ano, a empresa TBS Produtora e Eventos realizou o segundo lance da disputa no valor de R$ 401 mil. No entanto, durante a avaliação dos documentos da empresa, faltou um comprovante e a deixou de fora da organização. 

A prefeitura de Lages tem enfrentado atrasos com licitações em diversos setores. Em 2023, as licitações de destinação do lixo, de iluminação pública e do Natal Felicidade também não foram divulgadas com tempo hábil ou tiveram problemas.

A Fundação Cultural de Lages (FCL) já anunciou que a 34ª edição ocorrerá de 24 de maio a 02 de junho de 2024. No ano anterior, a festa comemorou seu 50º aniversário, oferecendo diversas atrações ao longo dos 10 dias de evento.

Ouça a entrevista completa:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.