Distribuição gratuita de material escolar muda hábitos de compra das famílias em Lages em 2026
Medida anunciada pelas redes municipal e estadual garante kits escolares aos alunos e leva o Procon de Lages a monitorar preços e práticas do comércio local.
• Atualizado
O ano letivo de 2026 marcará uma mudança significativa na rotina de pais e responsáveis por estudantes da rede pública de ensino em Lages. Tanto a Secretaria Municipal da Educação quanto a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina irão disponibilizar gratuitamente o material escolar para os alunos, alterando o tradicional hábito de compra das famílias no início do ano.
Rede Municipal: Entrega do material escolar no primeiro dia de aula
Na rede municipal, a prefeitura confirmou a entrega de kits completos para cerca de 15 mil estudantes. O Secretário Municipal de Educação, Cristian de Oliveira, reforça que as famílias não devem realizar compras antecipadas.
“Solicitamos que os pais não façam a compra desse material, porque nós estaremos fazendo a entrega dos materiais escolares no primeiro dia de aula para todas as nossas 15 mil crianças e estudantes. Os pais não precisam se preocupar com a compra de mochila e de material escolar, porque nós estaremos fazendo essa entrega no início do ano letivo para todas as nossas crianças, seja da área urbana ou ainda da área rural.”
O secretário destacou ainda que, além dos kits pedagógicos e da mochila de “extrema qualidade”, o planejamento inclui a distribuição de uniformes. “Possivelmente logo ali no mês de março nós estaremos fazendo também a distribuição dos uniformes, serão seis peças de uniforme que cada estudante nosso estará recebendo, de forma inédita”, afirmou Oliveira.
Rede Estadual: Materiais distribuídos em 44 escolas
Já na rede estadual, a Coordenadoria Regional da Educação assegura que o suporte aos alunos foi antecipado. De acordo com o coordenador regional, Armando Duarte, a logística foi organizada para garantir que os estudantes das 44 escolas de abrangência da coordenadoria já tivessem o material disponível.
“O Governo do Estado de Santa Catarina adquiriu, em 2025, o material escolar para ser entregue aos alunos da rede estadual. Já entregamos todo esse material em 2025 para que os pais não ficassem com dúvida se iriam receber ou não. Por acaso, algum pai percebeu que o seu filho não recebeu esse material, tem que procurar a direção da escola.”
Procon orienta consumidores e monitora preços
Apesar do fornecimento público reduzir a necessidade de compras para muitos, o comportamento do consumidor ainda exige cautela para itens complementares ou para quem opta pela rede privada. O Procon de Lages realizou uma pesquisa de preços para orientar a população e coibir práticas abusivas.
O coordenador executivo do órgão, Kevin Kalbusch, informou que os dados estarão disponíveis para consulta pública em breve.
“Na próxima semana será divulgada a pesquisa dos materiais escolares que todo mundo aguarda no início de ano. Pra você poder se planejar, se ainda não comprou aqueles produtos ali pro ano letivo do seu filho, nós realizaremos essa pesquisa em vários estabelecimentos pra demonstrar onde que estão os produtos mais baratos. A pesquisa vai estar disponível no site da Prefeitura de Lages a partir da próxima semana.”
De acordo com o Procon, a iniciativa reforça a transparência nas relações de consumo, permitindo que as famílias economizem tempo e recursos, mesmo em um cenário onde a maior parte dos itens essenciais será suprida pelo Estado e pelo Município.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO