Dia Nacional do Doador de Sangue: Hemosc de Lages reforça importância do gesto
A data é celebrada no dia 25 de novembro
• Atualizado
Neste 25 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data dedicada a conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária e a agradecer aos doadores regulares. O período é especialmente relevante, pois coincide com uma época em que os estoques de sangue enfrentam quedas significativas devido às festas de fim de ano e aos feriados prolongados.
Em 2024, o Brasil registrou um crescimento de 4,25% no número de doadores no primeiro semestre, totalizando mais de 49 mil doações realizadas em hemocentros de todo o país. No entanto, a demanda por novos voluntários permanece constante, incluindo na região Sul, que apresenta a maior taxa de doadores: 19 a cada mil habitantes.
Mas por que doar sangue é tão essencial?
O sangue doado é insubstituível em situações de emergência, grandes cirurgias e no tratamento de doenças crônicas, como talassemia e anemia falciforme. Segundo Antônio Jacob Backes, coordenador técnico do Hemosc de Lages, a doação de sangue é um ato de compromisso com a vida.
“É o momento de agradecimento a essas pessoas que, ao longo do ano, muitas vezes enfrentam chuva ou outras dificuldades para doar sangue. Nada mais justo que dedicar um dia, uma data, para retribuir esse gesto de forma especial”, afirma Jacob.
A agente de captação do Hemosc em Lages, Jade Mabília, reforça que o processo de doação é seguro, rápido e pode salvar até quatro vidas com uma única doação. Ela destaca que, além do dia 25, o Hemosc celebra a Semana Nacional do Doador de Sangue, com programação especial até sexta-feira.
“Todos os dias teremos mimos e lanches especiais para os doadores, graças aos nossos parceiros. No dia 28, haverá uma homenagem a doadores que se destacaram em 2024, seja pelo número de doações ou por fazerem aniversário no dia 25”, conta Jade.
Quem pode doar sangue?
De acordo com o Hemosc, os requisitos básicos para a doação são:
- Idade: entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização);
- Peso: no mínimo 50 kg;
- Saúde: estar em boas condições de saúde;
- Não ingerir álcool 12 horas antes da doação.
Além disso, homens podem doar a cada dois meses, totalizando até quatro doações por ano, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, chegando a três doações anuais.
Os hemocentros, como o Hemosc de Lages, estão prontos para receber doadores com total segurança. Em Lages, as doações podem ser agendadas pelo telefone ou WhatsApp, no número (49) 3280-7015, ou através do site oficial do Hemosc.
Neste Dia Nacional do Doador de Sangue, a mensagem é clara: doar sangue é um ato de solidariedade que transforma e salva vidas.
Matéria em colaboração com o repórter Rodrigo Silvério, da Rádio Clube.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO