Deslizamento de terra em Lages: Defesa Civil isola residência e alerta para riscos
A terra cedeu e desceu em direção à casa
• Atualizado
A cidade de Lages enfrenta o segundo dia consecutivo de chuvas intensas, resultando em um deslizamento de terra no bairro Jardim das Camélias. O incidente, que ocorreu na manhã deste domingo, levou a Defesa Civil a isolar uma residência na Avenida Juscelino Kubitschek, uma das principais vias de acesso à BR-116.
Leia Mais
O secretário da Defesa Civil, Sargento Ribeiro, explicou que a terra cedeu e desceu em direção à casa, que agora está interditada. Uma equipe da Secretaria de Obras e Meio Ambiente foi mobilizada para uma força-tarefa no local. Segundo Ribeiro, o deslizamento também oferece risco para uma casa vizinha, e um engenheiro foi acionado para avaliar a dimensão dos danos e o risco de interdição da avenida.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, esteve no local para acompanhar o trabalho das equipes e reforçou o pedido de cautela à população.
“Pedimos para as pessoas que reforcem o cuidado e cuidem para não passar aqui na Avenida, vamos ter que fazer um bloqueio de acesso, inclusive na via pavimentada”, disse a prefeita.
Felizmente, o deslizamento não causou vítimas, apenas danos materiais. O Secretário da Defesa Civil reforçou o alerta para que os moradores fiquem atentos a qualquer sinal de rachaduras em suas casas ou terrenos e que se afastem de locais de risco.
“A gente pede à população que perceba qualquer movimento de rachadura, qualquer sinal, que se cuidem muito e se afastem dos locais onde possa ter algum tipo de rachadura,” concluiu.
Confira entrevista no vídeo
Recomendações de segurança
As autoridades recomendam que a população siga as orientações de segurança e fique atenta aos alertas. Em caso de ocorrências, os moradores devem buscar ajuda imediata.
- Fique em locais seguros: Evite áreas com risco de deslizamentos, queda de árvores ou alagamentos.
- Não transite por áreas alagadas: A força da água pode ser traiçoeira, mesmo em baixa profundidade.
- Em caso de emergência: Ligue imediatamente para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
- Atenção a rachaduras ou inclinação: Esteja atento a qualquer sinal de risco em paredes, muros, árvores ou postes.
Matéria em colaboração com o repórter Rodrigo Silvério.
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO