Defesa Civil de Lages monitora onda de calor intenso
O fenômeno é provocado pela intensificação dos ventos do quadrante norte, que transportam ar quente do centro do país para o Sul
• Atualizado
A Prefeitura de Lages, por meio da Coordenação de Proteção e Defesa Civil, iniciou o monitoramento das condições climáticas em virtude dos alertas emitidos pela Defesa Civil Estadual. A previsão indica a permanência de uma massa de ar quente sobre Santa Catarina entre esta quinta-feira (5) e sexta-feira (6).
O fenômeno é provocado pela intensificação dos ventos do quadrante norte, que transportam ar quente do centro do país para o Sul, somado ao efeito pré-frontal causado pela aproximação de uma frente fria na sexta-feira.
Previsão de temperaturas
As condições de calor serão mais expressivas em regiões específicas do estado:
- Grande Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí: As temperaturas devem superar os 35°C. Na sexta-feira, há possibilidade de picos de 40°C no Oeste e 38°C no Planalto Norte e Vale do Itajaí.
- Litoral e áreas próximas: A circulação marítima deve aumentar a nebulosidade nesta quinta-feira, mantendo as máximas próximas aos 30°C. No entanto, na sexta-feira, os termômetros podem chegar aos 35°C.
Riscos e recomendações
O secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo da Silva Ribeiro, destaca que o abafamento intenso eleva o risco de desconforto térmico e desidratação. Segundo o secretário, o cenário pode agravar doenças cardiorrespiratórias, exigindo atenção especial com crianças, idosos e pessoas enfermas.
A Defesa Civil recomenda as seguintes medidas de prevenção:
- Manter a hidratação constante;
- Evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia;
- Redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.

Canais de atendimento da Defesa Civil
Em caso de necessidade, a população de Lages pode entrar em contato com a Defesa Civil através dos seguintes números:
- Atendimento Geral: (49) 3019-7477 / (49) 3019-7479
- Plantão: (49) 99836-1702
- Emergência (24 horas): 199
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO