Defesa Civil de Lages está em alerta por conta das chuvas
Apenas uma ocorrência foi registrada pela Defesa Civil de Lages nas últimas 24hs. O Rio Carahá está em 1,44m acima do nível normal
• Atualizado
Nas últimas 24 horas, a precipitação de chuvas por conta do Ciclone Extratropical chegou a 44 milímetros, em Lages, mas não provocou enxurradas e alagamentos significativos. Isso porque as chuvas se diluíram o longo deste período e assim não houve o comprometimento na capacidade de vazão dos rios e riachos que cortam o perímetro urbano.
A Defesa Civil de Lages registrou apenas uma ocorrência provocada pelas chuvas nessas últimas 24 horas: a queda de um muro em uma residência, no bairro Sagrado Coração de Jesus, porém sem que houvesse maiores danos à propriedade e aos moradores.
Localizada sob a ponte de acesso ao bairro Caça e Tiro, a régua que faz a medição do nível das águas do rio Carahá media 1,44 metros acima do nível normal, no início da manhã desta quarta-feira, 10 de agosto, bem abaixo da marca de transbordamento que é de 4,75 metros. O secretário Executivo da Defesa Civil João Eduardo Pacheco (sargento Pacheco) fala sobre o assunto.
A previsão é de que a chuva diminua, numa proporção de 0,5 milímetros por hora ao longo do dia, parando de chover a partir do final da tarde desta quarta-feira (10), na região serrana. Na quinta-feira cai a temperatura e não chove, assim como na sexta-feira e no sábado. Já no domingo, dia 14, tem previsão de 10 milímetros de chuva.
“A Defesa Civil permanece em estado de atenção e monitoramento, pois em decorrência do significativo volume de chuva e da umidade ainda pode ocorrer quedas de árvores e deslizamentos de áreas de risco. Portanto, há que se ter cuidado e em casos de necessidades as pessoas podem acionar a Defesa Civil pelos telefones: 984064037 (24hs) e 30197477 (convencional) ”, alerta o sargento Pacheco.
Conforme o previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os ventos de até 120 km/hora, provocados pelo deslocamento do Ciclone Extratropical, não atingiram a região serrana. O Inmet também previu para esta quarta-feira (10), a possibilidade de neve na Serra de Santa Catarina, porém para que isso ocorra a temperatura deverá baixar até pelo menos 2°C.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO