Dançarinos dos Estados Unidos aprendem danças e cultura gaúcha em Lages
Os estudantes estão participando de oficinas para aprender a dançar a Chula e outras danças do folclore gaúcho e sul-americano
• Atualizado
As danças tradicionais e a cultura gaúcha estão sendo tema de estudos para cinco estudantes da Universidade Brigham Young, do estado de Utah, nos Estados Unidos, que chegaram em Lages na terça-feira (3). Os dançarinos participam de um intercâmbio cultural com o grupo de danças do CTG Barbicacho Colorado, e estão participando de oficinas para aprender a dançar a Chula e outras danças do folclore gaúcho e sul-americano.
Com apresentações em diversos estados americanos, o grupo de dança folclórica internacional da BYU mostra as danças folclóricas de vários países do mundo. Além disso, o grupo participa de festivais em outros países onde representa danças da cultura americana.
Os dançarinos do CTG Barbicacho Colorado e do Grupo de Projeção Folclórica Barbicacho Dança Show são os anfitriões da visita e estão realizando oficinas para ensinar os estudantes americanos a dançar as danças gauchescas. No primeiro dia de aula, aprenderam vários sapateios da dança da chula.
- Banana colada à parede é leiloada por R$ 36 milhões nos EUA
- Barbicacho Dança Show realiza série de espetáculos na Serra; veja a programação
Os irmãos gêmeos Kye Davis e Rhen Davis são os responsáveis pela organização da viagem, Kye explica como está sendo a experiência de conhecer um pouco da cultura da serra catarinense. “É um sonho, estamos fazendo a pesquisa das danças do sul do Brasil para aprender e levar todo esse conhecimento para o nosso país. Eu fico emocionado com a experiência dos dançarinos do Barbicacho em compartilhar o conhecimento e um pouco da sua cultura conosco e pretendemos apresentar as danças do sul do Brasil lá no nosso país com orgulho, um estilo que já aprendemos a amar.”
Roteiro em Lages
Os estudantes e dançarinos americanos vão ficar em Lages até o fim da semana. Nesta quarta-feira (4) eles vão visitar uma Fazenda de turismo rural da Coxilha Rica para conhecer mais da cultura local e vivenciar algumas atividades do campo.
Na quinta e sexta-feira (dias 5 e 6 de janeiro) vão continuar as atividades de aprendizado das danças tradicionais gaúchas e de projeção folclórica na sede do CTG Barbicacho Colorado. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer um sapateado diferente do que praticamos e que não perde em nada em termos de coreografia e beleza, a chula é uma dança que deve ser conhecida no mundo todo. Também estamos ansiosos para aprender outras danças da tradição gaúcha, dos usos e costumes de Lages”, comenta o dançarino americano, Rhen Davis.
Confira as fotos das apresentações dos dançarinos norte-americanos:
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO