Creche em Lages está em obras há mais de seis anos por falta de recursos
A creche deveria oferecer 320 vagas para a comunidade do bairro Santa Helena. O local está abandonado e agora acumula lixo e pragas
• Atualizado
com informações de Claudia Pletsch
Uma creche de Lages, em obras há seis anos, se tornou espaço para consumo de drogas e acumulo de lixo e pragas. A creche deveria oferecer 320 vagas para crianças do bairro Santa Helena. No momento o local está abandonado e diversas empresas já passaram pela obra.
A obra foi iniciada em 2016, paralisada em 2017 e retomada em 2018. Licitada novamente e reiniciada em 2021. Mas desde março desse ano, está paralisada. Mas de acordo com o executivo municipal de Lages até agora o município recebeu apenas R$ 795 mil. Os moradores relatam indignação e cobram respostas.
A obra começou quando a minha filha quando estava na barriga da minha esposa. E a gente pensou, nossa, é uma obra que que vai favorecer o bairro e claro, seria cômodo pra mim também. Mas tive que por anos atravessar a cidade porque nem no bairro conseguia vaga pra ela na creche. E bem no fim hoje ela já está na escola, já está no primário, em séries primárias; e bem no fim eu nem consegui desfrutar dessa obra.
De acordo com o Gastão Karsten, arquiteto responsável, apenas 44,12% da obra foi concluída. E o contrato com a empresa que estava executando os serviços até o início desse ano finaliza em 09 de outubro.
A última licitação já foi um milhão e quatrocentos. Então o município já está aplicando recursos além do conveniado e provavelmente na próxima licitação esse valor também deve aumentar e o município também vai ter que disponibilizar mais recursos no tocante a obra.
Ainda de acordo com Gastão, o último recurso liberado pelo FNDE foi de R$ 150 mil em maio de 2021.
Tem as as alegações deles de documentação, de convênios, de apresentação de documentos e durante a pandemia também, a gente teve um um lapso de tempo ali que a gente não conseguia liberar recurso nenhum em função da própria pandemia e isso acabou levando ao ponto da Prefeitura não conseguir cumprir o contrato com a empresa e temos que parar e reencaminhar. Nossa esperança é conseguir esse recurso e tocar a obra novamente.
No momento as equipes da Secretaria Municipal de Educação trabalham na elaboração de planilha orçamentária para então o encaminhamento a nova licitação. Gastão Karsten explica:
Ainda não temos um prazo definido porque a gente tem que verificar exatamente o que está executado, o que foi pago, o que que falta executar; o que vai ter que ser refeito por vandalismos e pela própria destruição do natural de tapumes, canteiro de obra, isso tem que ser refeito, recuperado pra tocar a obra novamente.
Veja a reportagem
A reportagem do SCC SBT, entrou em contato com a assessoria de comunicação e ouvidoria do FNDE para solicitar informações sobre prazos para liberação de verbas e conclusão, mas até o momento, não obteve retorno.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO