Corte ilegal de araucárias e dano ambiental flagrados em São Joaquim
A CPMA identificou o corte de araucárias
• Atualizado
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), flagrou nesta quarta-feira (28), o corte ilegal de árvores nativas e a intervenção irregular em uma Área de Preservação Permanente (APP) na localidade de Pericó, interior de São Joaquim.
Durante um patrulhamento de rotina, os policiais ambientais identificaram o corte de exemplares da espécie Araucária angustifolia, popularmente conhecida como pinheiro-brasileiro. Esta espécie está ameaçada de extinção e é protegida por lei, tornando seu corte uma infração grave.
Além do desmatamento, foi constatada a intervenção em um curso d’água com o uso de uma retroescavadeira. Essa prática é estritamente proibida em Áreas de Preservação Permanente, que são essenciais para a manutenção dos recursos hídricos e da biodiversidade.
Diante das irregularidades, a guarnição realizou os levantamentos preliminares e identificou o responsável pelas ações. O indivíduo responderá às medidas administrativas e criminais cabíveis, visando responsabilizá-lo pelos danos ambientais constatados.
Leia também
Polícia Militar Ambiental apreende mais de 2 metros cúbicos de madeira ilegal na Serra
Mais de dois metros cúbicos de madeira nativa serrada foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Santa Catarina neste sábado (24), em São José do Cerrito. A ação ocorreu na localidade de Lajeado da Taipa e resultou na descoberta de 2,31 metros cúbicos de tábuas e caibros de Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia), espécie ameaçada de extinção.
Durante patrulhamento de rotina, policiais militares ambientais localizaram, em uma propriedade rural, o corte ilegal de árvores.
Além do corte irregular, foi constatado o beneficiamento da madeira extraída no próprio local. A madeira foi apreendida.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO