Conheça os vencedores do Concurso Gastronômico da 35ª Festa Nacional do Pinhão
Seis pratos se destacaram e foram classificados
• Atualizado
O concurso gastronômico da 35ª Festa Nacional do Pinhão ocorreu na tarde desta quinta-feira (12). Realizado no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, o evento destacou a criatividade de cozinheiros locais, que transformaram a semente da araucária em pratos inovadores e saborosos.
Leia Mais
O público prestigiou a competição, que começou às 14h e se estendeu até as 17h35. No total, 34 pratos foram inscritos sendo 20 salgados e 14 doces, avaliados por seis jurados com base em apresentação, aparência, criatividade no uso do pinhão e sabor.
Os vencedores
Seis pratos se destacaram e foram classificados, três em cada categoria. Na categoria Salgado, os vencedores foram:
- 1º lugar: “Matambre recheado com pinhão e queijo serrano”, de Heiddy Miranda Coelho Blumtritt.
- 2º lugar: “Paçoca de pinhão defumada”, apresentada por Fabiano Godoy.
- 3º lugar: “Arroz com pinhão e linguiça”, confeccionado por Gislaine Vieira de Souza.
Na categoria Doce, a classificação ficou assim:
- 1º lugar: “Arroz doce de pinhão com cogumelo caramelizado”, apresentado por Thales Felipe Severo da Conceição.
- 2º lugar: “Brigadeiro de Bacon com pinhão caramelizado”, de autoria de Amanda Ramos Medeiros.
- 3º lugar: “Carolinas recheadas com crocante de pinhão”, produzido por Janine Silva da Rosa.
Premiação e valorização cultural
Os vencedores de ambas as categorias receberam premiações: mil reais e um forno elétrico para o primeiro lugar; R$ 700 e uma airfryer para o segundo lugar; e R$ 400 e uma batedeira para o terceiro lugar. As premiações em dinheiro foram patrocinadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e os eletrodomésticos pela Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
O concurso, que integra o Calendário de Eventos Gastronômicos de Lages, tem como objetivo incentivar a criatividade, valorizar e divulgar as raízes culturais, os usos e costumes do povo da Serra Catarinense.
O pinhão é um símbolo da rica e tradicional gastronomia da região e se consolida como o principal elemento de divulgação da Festa Nacional do Pinhão, além de ser um item de grande valia na economia regional e alimento essencial para a sobrevivência de inúmeras espécies de pássaros e animais selvagens.
O evento foi organizado em parceria pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Secretaria de Turismo, com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Amures.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO