Rádio Clube Compartilhar
Conflito

Conheça as lageanas que testemunham o conflito em Israel 

As lageanas estão distantes duas horas e meia da área de conflito na Faixa de Gaza.

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Arquivo pessoal/Cedido à Rádio Clube de Lages
Foto: Arquivo pessoal/Cedido à Rádio Clube de Lages

Com informações de Adriana Gautério

A escalada da violência na guerra entre Hamas e Israel, no Oriente Médio, completa mais de duas semanas nesta sexta-feira (27). O conflito teve início com o mais grave ataque já promovido pelo grupo Hamas contra os israelenses, no dia 7 de outubro.

As ações, sem precedentes na história, foram realizadas por mar, ar e terra e envolveram ataques ao público que participava de um festival de música, invasão de comunidades em Israel, sequestro de reféns, deixando centenas de civis israelenses mortos e feridos.

Em retaliação, Israel desencadeou uma forte operação de bombardeios à Faixa de Gaza, área com população majoritariamente palestina e controlada pelo Hamas. Este é o conflito mais grave desde que Israel e o Hamas se enfrentaram por dez dias em 2021. O ataque do dia 7 de outubro pegou Israel de surpresa.

No meio da guerra, duas famílias de lageanos que moram em Israel vivem com a preocupação de seus familiares que estão envolvidos no conflito. As irmãs Silvana Coelho (engenheira agrônoma) e Cristiane Sarid (advogada, guia turística) moram com seus familiares há muitos anos na região de Haifa, no norte do país.

Silvana mora lá há 18 anos e Cristiane há 13 anos. As brasileiras moram no Centro norte, na região de Haifa, que fica um pouco mais distante do local de conflito.

Os maridos da Silvana e da Christiane foram alistados e estão na área de conflito há mais de duas semanas. Todos falam português em casa, inclusive os maridos militares. As lageanas estão distantes duas horas e meia da área de conflito na Faixa de Gaza.

A mãe delas, dona Maria Gonçalves Coelho, de 81 anos, mora em Lages. Ela tem 7 filhos, sendo seis mulheres e um homem. Dos filhos Telmo e Cláudia moram em Lages; uma outra filha em Floripa; outra em São Joaquim e outra em Curitiba, além das duas Silvana e Cristiane que moram em Israel.

Uma vez ao ano, final de ano, eles todos se reúnem em SC. Este ano Silvana e Cristiane devem vir com suas famílias, já estão de passagens compradas.

Silvana e o esposo Yosee, major do Exército de Israel, tem dois filhos: a menina Maayan de 12 anos e o Michael 10 anos. Os filhos nasceram lá. A Irmã Christiane é casada com o Major Gilad, eles tem uma filha, a Agam de 1 ano e meio.

Veja a entrevista com as brasileiras no Clube Cidade:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.