Educação Compartilhar
Destaque na Serra!

Como uma das menores cidades de Santa Catarina se tornou destaque em educação

Cidade tem a nota mais alta nas séries iniciais do Ideb na região serrana

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

O município de Palmeira vem ocupando as primeiras colocações na Serra Catarinense quando o assunto é educação nos anos iniciais | Foto: Pexels
O município de Palmeira vem ocupando as primeiras colocações na Serra Catarinense quando o assunto é educação nos anos iniciais | Foto: Pexels

Em Palmeira, município da região da Serra Catarinense com pouco mais de 2,6 mil habitantes, não há escola particular. E certamente não teriam tantos interessados se algum colégio privado funcionasse ali. Isso porque as avaliações de ensino, disciplinas e a estrutura encontrada nas escolas municipais é almejada por muitas instituições.

Não apenas porque todas as salas contam com ar-condicionado, todos os professores possuem notebook e nenhum recebe menos que o piso nacional do magistério, ou as quatro refeições diárias que os alunos usufruem sejam elaboradas por nutricionista, mas também porque alunos de Palmeira têm aulas de dança, música, futebol, reforço escolar, leitura, entre outros atrativos.

Desde 2017, a melhoria dos índices educacionais é uma das principais missões da gestão municipal. A cidade vem ocupando as primeiras colocações da região serrana quando o assunto é ensino fundamental. De lá para cá, a área já recebeu um aporte de mais de R$ 2 milhões em investimento e tem como carro-chefe o desempenho no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, onde já ocupou a terceira colocação no ensino primário em Santa Catarina.

Mas, afinal, quais são esses índices e como Palmeira conseguiu esse destaque?

Dados do Ideb de 2019 mostram que Palmeira, uma das menores cidades da Serra Catarinense, teve a terceira maior nota do Estado de Santa Catarina, com 7,6 nas séries iniciais. O município ainda foi avaliado com altos percentuais na garantia de boas condições e estrutura disponibilizada aos alunos. 

As médias de desempenho utilizadas no índice são realizadas a cada dois anos. Nos dados de 2021, a educação de Palmeira teve novamente motivos para comemorar. A cidade consolidou a rede municipal de ensino com o melhor índice entre os municípios da região serrana. O resultado alcançado pelos alunos também superou o índice da rede nacional e o da rede estadual de ensino.

Para a prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova, o resultado foi alcançado graças à força-tarefa que passou pela gestão municipal, professores, alunos e funcionários das três escolas públicas municipais da cidade, que tem 92.8% de taxa de escolarização infantil.

“A série de investimentos ao longo dos últimos anos em inovação, valorização do corpo docente e recomposição da aprendizagem para estudantes com dificuldade, valorizou a rede pública municipal de ensino de Palmeira, que se destacou, em primeiro lugar, na área da educação na Serra Catarinense”, conta.

Investimentos históricos na educação

Dados da pesquisa “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana” promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostram como a estrutura física da escola maximiza o aprendizado dos estudantes. O estudo aponta como os alunos de escolas com a melhor infraestrutura tiram notas melhores em provas aplicadas pela UNESCO.

Com o intuito de fortalecer a formação básica dos estudantes da rede pública de ensino, a gestão municipal de Palmeira tem promovido investimentos na infraestrutura de todas as unidades educacionais no município. A educação é a área que mais recebeu aporte de recursos e investimentos nos últimos anos, com valores que já superam os R $2 milhões.

Os recursos foram aplicados em reformas de escolas, inauguração de um complexo educacional e diversos projetos implantados e custeados, em grande parte deles, pela prefeitura municipal. O objetivo é promover conforto, segurança e elevar os padrões no processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino.

Thamara Vieira, mãe do aluno do segundo ano do ensino fundamental, Joaquim Vieira Pereira, destacou a importância da estrurtura encontrada no Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza para o futuro do filho.

“O ambiente escolar limpo, organizado, bonito é de extrema importância para despertar no aluno a vontade e a alegria de ir para a escola, pois ele sabe que lá estará em um ambiente agradável e seguro, conseguindo, assim, dar o seu melhor para cada passo da sua vida escolar”, conta.

Na próxima matéria sobre a educação de Palmeira, vamos mostrar as unidades educacionais que receberam investimentos e espaços inaugurados na cidade, que contribuíram para o destaque nacional na área da educação.

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.