Com dívida de mais de 20 milhões, Prefeitura de Anita Garibaldi decreta estado de calamidade financeira no município
Entre os débitos estão salários atrasados, dívidas com fornecedores e com o hospital da cidade
• Atualizado
O Prefeito Henrique Menegazzo decretou estado de calamidade pública financeira em Anita Garibaldi. O motivo é a grave situação financeira do município, que não tem recursos suficientes para o pagamento de servidores e fornecedores e para a prestação de serviços à população.
Leia Mais
A dívida do município deixada pela administração anterior ultrapassa os 20 milhões de reais de acordo com a prefeitura. A revelação foi feita durante a apresentação do balanço dos primeiros 20 dias de governo na última semana.
Segundo o prefeito, o valor da dívida pode ser ainda maior, já que novos débitos continuam sendo descobertos diariamente. Entre as dívidas, estão atrasos em folha de pagamento dos servidores, 13º, INSS, fornecedores, transporte escolar, casas populares, além de problemas com a frota de veículos da prefeitura.
Na última semana foram pagos os salários dos servidores efetivos do mês de dezembro e também o valor devido referente ao mês de outubro do convênio com o Hospital Frei Rogério.
“É uma situação muito difícil. A dívida é muito grande para um município com a nossa arrecadação”, lamentou o prefeito.
Diante da gravidade da situação, o prefeito decretou estado de calamidade pública financeira por um período de 90 dias, medida que visa conter gastos e permitir a renegociação de dívidas.
“O decreto está em vigor, tem validade por 90 dias, ele visa cortar os gastos pra gente economizar tudo que a gente puder para reunir os recursos e começar a pagar as contas. Quando vencer o decreto, a gente vai reunir os secretários, reunir a nossa comissão para avaliar a situação atual e se for necessário, esse decreto pode ser prorrogado por mais 90 dias”, explica Menegazzo.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO