Geral Compartilhar
ETAPA

Classificatória ao Freio de Ouro de 2025 começa em Lages com 43 cavalos

Raiz da Edugaral participa pela primeira vez em semifinais

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Raiz da Edugaral | Foto: João Morais
Raiz da Edugaral | Foto: João Morais

A etapa de classificação para o Freio de Ouro 2025 começou nesta quarta-feira (9) em Lages, com a participação de 43 conjuntos, ou seja, cavalos e seus cavaleiros/amazonas.

Pela manhã os participantes das Regiões 7 e 8 apresentaram seus animais para a Admissão Técnica, feita por Adolfo José Martins Neto, inspetor da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Depois, foi a vez da Admissão Veterinária, sob a supervisão dos médicos Carlos Ferraz e Gustavo Fiorelini.

Ao final da manhã, com todos os exames prontos, ficou definido o número de participantes: 24 fêmeas e 19 machos. Eles estão disputando vagas para a Final do Freio de Ouro 2025, que acontecerá até sábado (12). Esta semifinal, a Classificatória Santa Catarina, é a penúltima do circuito e, pelo segundo ano seguido, tem o apoio do Núcleo de Criadores da Serra Catarinense Pedro Paulo Lisboa. O evento acontece no Parque de Exposições Conta Dinheiro, cedido pelo Sindicato Rural de Lages.

No início da tarde os cavalos da Categoria Fêmeas entraram na pista de provas do Parque Conta Dinheiro, sendo avaliados pelos jurados Fernando Harger, Luciano Comiotto e Telmo de Oliveira Peixoto. Em seguida, os cavalos da Categoria Machos encerraram a programação do primeiro dia da Classificatória.

Etapa Morfológica | Fêmeas

Um cavalo que participa pela primeira vez em semifinais do Freio de Ouro, Raiz da Edugaral, ficou em primeiro lugar entre as 24 competidoras. Thomaz Ignacio Gonçalves, responsável pelo cavalo, explicou: “É um cavalo novo, decidimos trazê-lo aqui, onde foi registrado, justamente para não exigir demais durante o Bocal de Ouro, que foi de alto nível.” O animal liderou esta primeira etapa com 7,350 pontos. Criado por Neomar Luiz Araldi, ele representa a Cabanha Edugaral, de Nova Roma do Sul, Rio Grande do Sul.

Etapa Morfológica | Machos

Leopardo da GAP São Pedro – TE, um cavalo que já venceu o Freio de Alpaca em 2023 e 2024, e o Bocal de Ouro em 2023, também começou a terceira semifinal na liderança parcial. Com 7,550 pontos, o cavalo agradou os jurados e conseguiu a maior nota na prova de cabresto. Ricardo Gigena Wrege, que está conduzindo Leopardo, disse: “Nosso objetivo é continuar o trabalho feito pelo colega Nathan Valadão e conseguir a classificação para a Final do Freio de Ouro 2025.” O cavalo é do Condomínio Leopardo, das Cabanhas GAP São Pedro, Pitangueiras e Porteira de Ferro, da cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.