Cotidiano Compartilhar
Alerta

Cidades de SC têm alerta vermelho para tempestade severa; veja quais

Diversas regiões têm possibilidade para temporal

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Carolina Sott/SCC10
Foto: Carolina Sott/SCC10

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta vermelho para a chance de tempestade severa, raios, rajadas de vento e granizo nesta segunda-feira (25). Quatro cidades da Serra Catarinense, sendo Lages, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Anita Garibaldi e Painel podem ser atingidas. 

Em Capão Alto, os moradores testemunharam e registraram chuva de granizo de intensidade leve ainda durante a manhã. Veja o vídeo:

Vídeo: Paloma Mota

Em Lages, imagens registradas pela reportagem do Portal SCC10 mostram as ruas do centro da cidade escurecidas por conta do temporal que se aproxima. A iluminação chegou a ser acesa no meio da manhã por conta da escuridão que tomou conta das vias.

Além da serrana, outras regiões também correm o risco de serem afetadas por esses fenômenos, incluindo o Litoral Sul, a Grande Florianópolis e o Alto Vale do Itajaí. Os alertas abrangem, no entanto, riscos que variam de moderados a elevados.

Algumas recomendações emitidas pela Defesa Civil são buscar um local abrigado, longe de árvores, placas e postes de energia. Ficar longe de janelas e desligar aparelhos eletrônicos. Ocorrências podem ser comunicadas nos telefones 199 ou 193.

Veja o alerta:

Frio e chuva devem atingir SC nesta semana

Por Patryck Cachoeira

Com a chegada de uma baixa pressão durante o início da semana, o tempo em Santa Catarina terá queda nas temperaturas. Esta segunda-feira (25) já inicia com a presença de nevoeiros em todo o estado e com condições de chuva entre o Planalto e o Litoral Sul, que pode ocorrer de maneira intensa em um curto período de tempo.

De acordo com a Defesa Civil, ao longo da tarde, as instabilidades avançam para o restante do estado, provocando pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente entre o Oeste e os planaltos, onde as temperaturas permanecem elevadas. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais.

Segundo o órgão, nesta segunda as temperaturas mínimas variam entre 14 e 19°C do Meio-Oeste ao Litoral e oscilam entre 19 e 26°C no Oeste e Extremo Oeste. As máximas variam entre 30 e 39°C no Grande Oeste e no Planalto Norte, marcando de 18 a 29°C nas demais áreas.

Mudança no tempo

A chegada de uma baixa pressão atmosférica e o avanço de uma frente fria entre a noite da terça-feira (26) e a madrugada da quarta-feira (27) favorecem a intensificação das instabilidades do Meio-Oeste ao litoral.

No Oeste catarinense, são esperados temporais mais localizados, enquanto nas áreas da metade leste as chuvas podem ser mais intensas, principalmente próxima à divisa com o Rio Grande do Sul.

Os ventos começam a ter mais intensidade entre a madrugada e a manhã, com rajadas entre 40 e 70 km/h, podendo ultrapassar esses valores ao longo da tarde no Grande Oeste, planaltos, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.

Nesta terça-feira (26), as temperaturas mínimas variam entre 19 e 28°C no Oeste e Extremo Oeste, marcando entre 14 e 21°C nas outras áreas. No entanto, as máximas variam entre 29 e 41°C na Grande Oeste e no Planalto Norte. Para o restante do estado será entre 17 e 30°C, de acordo com a Defesa Civil.

Frio chega a partir de quarta-feira

Já a quarta-feira (27) inicia com tempo instável e ocorrência de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo em curtos períodos de tempo. O alerta é maior nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, que avançam para o restante do estado ao longo da manhã e da tarde.

Os ventos podem chegar até 80 km/h, podendo ultrapassar esses valores nas áreas costeiras ao longo do período, em toda Santa Catarina.

As temperaturas mínimas ficam entre 18 e 21°C entre a costa catarinense e fica entre 14 e 19°C no restante do estado. As máximas marcam entre 15 e 19°C do Grande Oeste ao Planalto Sul e variam entre 20 e 31°C nas demais áreas. As ondas podem atingir até quatro metros em alto mar do Litoral Sul à Grande Florianópolis, e até 3m no Litoral Norte.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.