Rádio Clube Compartilhar
Educação na serra

Cidades da Serra Catarinense realizam capacitação do Censo Escolar 2023 em São Joaquim

Os municípios correm contra o tempo para fechar o cronograma de coleta

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Amures/Reprodução
Foto: Amures/Reprodução

As secretarias municipais de educação de municípios da Serra Catarinense realizaram uma capacitação sobre o preenchimento do Censo Escolar 2023, em São Joaquim, nesta quarta-feira (21). Resultado de orientação do Setor de Auditoria Fiscal de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), a ação ocorreu nas instalações da Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

O objetivo foi orientar técnicos, coordenadores pedagógicos e secretários de educação sobre como preencher adequadamente o Censo escolar 2023, considerando mudanças recentes pelo INEP/MEC e a entrada de novos responsáveis pelo trabalho em municípios da Serra Catarinense.

O evento foi organizado pelo Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, em parceria com Coordenadoria Regional de Educação da SED/SC de São Joaquim. A capacitação foi realizada pela Coordenadora Regional do Censo Escolar da SED/SC, Professora Marta Aparecida Pereira Oliveira, que buscou também, avaliar as dificuldades e construir soluções que auxiliem os municípios nessa tarefa anual, contando com a presença de 15 Municípios e 45 profissionais.

Os municípios correm contra o tempo para fechar o cronograma de coleta de dados do Censo Escolar deste ano, que incidirá também no retorno do ICMS Educação de 2024. E o prazo para coleta iniciou em 31 de maio e vai até 31 de julho, com uma margem de 30 dias para retificação de dados, após a publicação no Diário Oficial da União.

A metodologia do TCE/SC para definir a qualidade educacional considera as características da gestão escolar, dos profissionais da educação, da infraestrutura das escolas, do acesso às escolas e outras variáveis de contexto socioeconômico. Pelo menos 10% dos recursos do ICMS destinados aos municípios devem ser distribuídos por esses critérios. O percentual terá crescimento sistemático e chegará a 15% em 2028.

E foi com base na orientação do “Painel de Indicadores do ICMS Educação”, realizado com o TCE/SC, em 31 de maio na Uniplac, que foram apresentados os problemas no preenchimento do Censo Escolar dos últimos anos. E nessa orientação em São Joaquim, as falas foram direcionadas para inúmeros cuidados no preenchimento pelos profissionais das secretarias de educação, incluindo indicações de vídeos, cartilhas e endereços eletrônicos para sanar todo tipo de dúvida no preenchimento do Censo Escolar deste ano.


>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.