Cotidiano Compartilhar
FRUTA DO DRAGÃO

Cidade da Serra celebra o sucesso da produção de Pitaya com evento voltado ao turismo de experiência

Município busca reconhecimento de capital estadual da fruta

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Cerro Negro celebra produção de pitaya | Foto: Adrel/Divulgação
Cerro Negro celebra produção de pitaya | Foto: Adrel/Divulgação

A cidade de Cerro Negro, na Serra Catarinense está se consolidando como a maior produtora de pitayas da região, e aos poucos deve se tornar referência na cultura dessa fruta exótica e nutritiva.

Para celebrar o sucesso da safra, que promete ultrapassar as 10 toneladas esse ano, a cidade vai realizar na quarta-feira, 29 de janeiro, a abertura oficial da temporada de colheita da pitayas, com um evento voltado ao turismo de experiência, é o “Colhe e Pague” de pitayas.

A iniciativa é da prefeitura em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel) e produtores locais, e será realizado na Comunidade de Barra do Salto, a partir das 14h30. A comunidade está convidada a vivenciar a experiência de colher suas próprias pitayas diretamente do pé e saborear a fruta fresca em meio à natureza. No local, também haverá uma feirinha com produtos artesanais da região para os visitantes.

Com cerca de cinquenta variedades cultivadas, a diversidade da produção de pitayas em Cerro Negro impressiona, e esse é o principal motivo para a ideia de se buscar o reconhecimento de capital Estadual da Pitaya, segundo a diretora executiva da Adrel, Elisa Lima.

“Estamos avaliando com a iniciativa privada e pública, a possibilidade de tramitar um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e buscar esse reconhecimento legal para Cerro Negro. Isso ajudaria, inclusive, a motivar a expansão de novas áreas de produção”, conta.

A diretora diz explica ainda que a localização geográfica privilegiada do município, com a presença de lagos que geram névoa no inverno, cria um microclima ideal para o cultivo da fruta, protegendo as plantas das geadas e garantindo uma produção abundante e de qualidade.

Ademir do Prado, um dos maiores produtores da região, destaca que o clima foi favorável no último ano e a expectativa é de uma ótima safra.

“Tivemos frutos com mais de um quilo, mas sabemos que a produção depende muito da florada nessa época”, diz o produtor.

Com uma demanda crescente no mercado regional a expectativa é de que toda a produção seja absorvida. A parceria com cooperativas de crédito e a meta de dobrar o plantio nos próximos anos, com a possibilidade de atingir de 5 a 6 mil pés plantados, demonstram a ambição do setor em expandir a produção e fortalecer a economia local.

Além disso, existe a possibilidade de oferecer a pitaya para a merenda escolar dos municípios, promovendo uma alimentação mais saudável para as crianças e valorizando a produção local.

A fruta do futuro

Considerada a fruta do futuro, a pitaya combina saúde, sustentabilidade e inovação.

Também conhecida como fruta do dragão por ter formato de escamas em sua casca, sua floração ocorre entre os meses de dezembro a maio. É uma fruta de sabor suave e doce e possui vários benefícios para a saúde. Rica em antioxidantes, vitaminas e fibras, ela ajuda a prevenir doenças como câncer, diabetes e problemas cardíacos. Além disso, auxilia na digestão, fortalece o sistema imunológico e contribui para a perda de peso.

Um convite ao turismo rural

O “Colhe e Pague” é uma oportunidade única para conhecer a rica produção de pitayas de Cerro Negro, desfrutar da natureza e vivenciar a experiência do campo. A cidade se posiciona como um destino atrativo para o turismo rural, oferecendo aos visitantes a chance de saborear frutas frescas, conhecer as técnicas de cultivo e apreciar a paisagem exuberante da Serra Catarinense.

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.