Cidade da Serra Catarinense é destaque pela segunda vez consecutiva em saúde básica
Programa viabiliza recebimento de recursos
• Atualizado
A cidade de Painel recebeu, pela segunda vez consecutiva, o primeiro lugar da Serra Catarinense nos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil, de atenção à saúde básica. Com nota máxima dez, a cidade recebeu nota de 9,52 no segundo quadrimestre de 2023. A nota influencia diretamente nos critérios para repasses de recursos financeiros para o município.
O prefeito de Painel, Antonio Marcos Cavalheiro Flores, afirma que a nota “é reflexo de um trabalho de anos, que a gente vem investindo cada vez mais para que o nosso povo tenha uma saúde de melhor qualidade. Somos um município pequeno e além do dinheiro repassado pelo Governo Federal, também usamos dinheiro do município para poder evoluir”.
Leia Mais
Com uma população de 2.215 habitantes (segundo dados do IBGE 2022), o município tem quatro médicos clínicos gerais, três dentistas, ginecologista, pediatras e neurologista. A saúde da cidade também faz exames no próprio município.
Além da atenção nos postos de saúde básica, o prefeito explica que o trabalho para conquistar uma nota alta é feito através de agentes de saúde. Eles têm três grupos de atenção à saúde, que são de hiperdia, tabagismo e de gestantes.
“Os agentes passam em todo o município coletando informações sobre as pessoas. Então, através disso, eles fazem um cadastro para gestantes, para pessoas que querem parar de fumar. E tem também o grupo de hiperdia, que atende pessoas hipertensas com diabetes, pressão alta e tudo mais. Esses grupos, através desse cadastro feito pelos agentes, aumenta a demanda. E é aí onde os recursos, as notas começam a ficar maiores pra ter o desempenho e a nota alta”.
Conheça o Previne Brasil, de atenção à saúde básica
A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal.
Segundo o Ministério da Saúde, o Previne Brasil, programa de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde, foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e implementado em 2020. O objetivo é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO