Chuvas em SC: Lages decreta situação de emergência
O decreto foi assinado na manhã desta segunda-feira (09)
• Atualizado
Em deccorência das fortes chuvas que atingiram Lages neste fim de semana, causando alagamentos, inundações e pessoas desalojadas, o prefeito Antonio Ceron assinou na manhã desta segunda-feira (09), o decreto declarando situação de emergência em áreas do município afetadas pelas chuvas com volumes superiores a 105 mm acumulados em Lages nos últimos quatro dias.
A medida agiliza as ações do município na assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Também autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas para arrecadação dos recursos necessários.
O decreto de calamidade e emergência pública de Lages, agiliza a captação de recursos a fim de restabelecer a normalidade no município que, assim como todas as regiões do Estado enfrenta grandes prejuízos e presta ajuda humanitária devido às fortes chuvas dos últimos dias. A decretação de estado de calamidade pública possibilita compras e obras públicas emergenciais, com dispensa de licitação, além de garantir formalizações para o recebimento de recursos federais.
Uma reunião de emergência, com a participação de todos os secretários municipais, aconteceu na manhã desta segunda-feira (9). O encontro teve como objetivo ter o máximo de informações possíveis sobre a real situação da cidade e firmar a união de esforços de todos da administração municipal para resolver os problemas e ajudar as pessoas mais necessitadas neste momento.
“Vamos lutar e unir esforços para conseguir colocar tudo em dia o mais rápido possível, para que as pessoas consigam voltar para as suas casas e seguir a vida. Tivemos grandes prejuízos na parte de infraestrutura, por isso este decreto é tão importante, para captar os recursos necessários e realizar as obras de revitalização”, diz o prefeito Ceron.
O nível do Rio Carahá atingiu a marca de 6.03m na última medição realizada no domingo (08). De acordo com a Defesa Civil, foram realizados 59 atendimentos; 236 pessoas foram afetadas pelas chuvas e 45 pessoas estão em alocadas em dois abrigos da cidade. Na Sede dos Pinheirinhos são 15 pessoas
e na Associação Bairro Caça e Tiro são 38 pessoas.
Equipes da Prefeitura e Defesa Civil permanecem mobilizadas no atendimento às ocorrências no município.
Saiba como fazer doações para famílias atingidas pelas chuvas em Lages
A partir desta segunda-feira (9), a Pracinha da Cultura (Praça do CEU), localizada na Rua Archilau Batista do Amaral, ao lado do Ginásio Jones Minosso, em Lages, passa a ser local de coleta de doações para as pessoas atingidas pelas chuvas.
A iniciativa é da Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural de Lages (FCL) e Secretaria de Assistência Social, e responsáveis pela gestão compartilhada da Praça do CEU. Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, as equipes da Secretaria da Assistência e Fundação Cultural iniciam o trabalho de recebimento de doações já no início da manhã desta segunda-feira (09).
O que pode ser doado?
- Itens de vestuário;
- Cobertores, lençóis, travesseiros, colchões e outros;
- Materiais de limpeza e higiene;
- Alimentos não perecíveis.
Para mais informações, basta entrar contato pelos seguintes números:
Secretaria de Assistência Social – (49) (49) 3019-7460
Pracinha da Cultura (Praça do CEU) – (49) 3019-7440
Defesa Civil (emergências e urgências) – 199 ou (49) 98406-4037.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO