Chuva volta a preocupar moradores de Lages e Rio Carahá transborda; veja imagens
Em frente ao Fórum Nereu Ramos, na avenida Belizário Ramos, a água ultrapassou as calhas
• Atualizado
A chuva voltou a preocupar os moradores de Lages na manhã desta sexta-feira (03). Alagamentos em vários pontos da cidade e o transbordamento do principal rio, o Carahá, já foram registrados. De acordo com a Defesa Civil municipal, até o momento, foram registrados 56,2mm de chuva e o nível do rio atingiu 3,75 metros pela régua, conforme medido pelo pluviômetro do bairro Caça e Tiro.
Em frente ao Fórum Nereu Ramos, na avenida Belizário Ramos, a água ultrapassou as calhas, e pessoas próximas ao local registraram a via coberta pela água. Em outros pontos da mesma avenida, a grande quantidade de água também foi vista.
A prefeitura de Lages informou que, até o momento, nenhum incidente havia sido atendido durante o plantão da Defesa Civil pela manhã. No entanto, o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Eduardo Silva Pacheco, ressaltou que toda a equipe permanece mobilizada e espera que as condições climáticas melhorem até o final da tarde.
Próximo a Lages, no localidade Mato Escuro, em Palmeira, novos alagamentos foram registrados após as fortes chuvas. Veja abaixo:
A Defesa Civil está disponível para atendimento 24 horas pelos seguintes meios de contato: telefone de plantão (49) 99836-1702, canal de emergência 199, além dos telefones (49) 3019-7477 e 3019-7479.
Leia Mais
Monitoramento Meteorológico da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina
A sexta-feira (03) é marcada por chuva de fraca a moderada intensidade (indicada pelas cores verde e amarelo), por vezes forte (laranja e vermelho na imagem de radar), em praticamente todas as regiões do estado.
No Litoral Norte e nas áreas de divisa com o RS, além da chuva são observadas trovoadas. Nas últimas 6h, foram registrados volumes entre 30 e 50 mm em diversas regiões, com acumulados menores no Litoral Sul.
A instabilidade está associada à passagem de uma frente fria por SC que ainda deve favorecer a persistência da chuva nas próximas horas, com condição para temporais isolados. A partir do final da manhã, a chuva perde intensidade até cessar ao longo da tarde e noite, a partir do Oeste e regiões de divisa com o RS.
Além disso, em função o processo de formação de um Ciclone Extratropical entre a costa do RS e Uruguai, os ventos se intensificam, soprando com rajadas entre 50 e 70 m/h (pontuais acima nas áreas de serra) entre o Oeste, Planaltos e Litoral Sul.
Por isso, o risco permanece moderado a alto para ocorrências relacionadas a chuva intensa como alagamentos, enxurradas e deslizamentos conforme aviso emitido pela DC/SC e baixo a moderado para temporais e rajadas de vento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO