Cotidiano Compartilhar
Preocupação

Chuva provoca deslizamento, interdição de casa e transtornos em Lages; veja

O principal rio da cidade, o Carahá, chegou a 1,13 metros acima do leito normal

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Defesa Civil de Lages/Reproduçãoo
Foto: Defesa Civil de Lages/Reproduçãoo

A chuva que atinge Santa Catarina nos últimos dias, ocasionada por um ciclone extratropical, começou a refletir em transtornos contabilizados em cidades catarinenses e na elevação dos rios. Em Lages, deslizamento, interdição de uma casa e o aumento do nível do Rio Carahá foram registrados nesta quinta-feira (15).

Rondas e atendimentos executados por agentes da Defesa Civil Municipal, mais intensamente durante dia e noite dos dias 14 e 15 de junho, continuam nesta sexta-feira (16). O acumulado pluviométrico foi de 47.7 milímetros em 96 horas, e o nível do principal rio da cidade, o Carahá, chegou a 1,13 metros acima do leito normal às 18h08min desta quinta-feira.

Uma família foi atendida na rua Bom Jesus, bairro Ipiranga, em decorrência de um deslizamento de terra, em razão da interdição cautelar de sua residência na noite desta quinta-feira. Provisoriamente desalojada, a família foi encaminhada à casa de parentes.

Conforme a prefeitura, não houve outras ocorrências, assim, sem necessidade de resgate e locomoção de pessoas. Da mesma forma, não houve ativação de abrigos públicos, eles são abertos quando há um número maior de afetados.

Todas as atividades são supervisionadas pelo secretário executivo, João Eduardo da Silva Pacheco (Sargento Pacheco). “Inicialmente, quando não há decretação, as famílias são acompanhadas pelas equipes da Secretaria da Assistência Social e acolhidas pela rede pública de serviços. Primordial a colaboração da comunidade como intermediadora ao nos advertir de problemas para nos movimentarmos com nossas viaturas e profissionais”, pontua Sargento Pacheco.

Para onde ligar em apuros?

Em caso de chamadas de emergência para assistência em sinistros, os meios de comunicação da Defesa Civil de Lages são os seguintes: 199, 3019-7477, 3019-7479 (horário comercial – 8h às 12h e das 14h às 18h) e 98406-4037 (plantão 24 horas por dia para ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp). Outros contatos: 190 – Polícia Militar, 193 – Bombeiros e (48) 3664-7000 – Defesa Civil Estadual. A Defesa Civil de Lages está situada na avenida Dom Pedro II, nº: 1.555, bairro Universitário – Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera (2º pavimento).

Quando acionar a Defesa Civil?

A Defesa Civil de Lages deve ser solicitada em situações de inundações e enxurradas; residência afetada por qualquer tipo de vento hidrometrológico (ventos, raios e granizo) – independentemente se o cidadão precisa de ajuda humanitária, salutar realizar o registro junto ao órgão; graves desastres com vítimas e desabrigados; rachaduras, trincas e fissuras em edificações; deformações em estruturas (lajes, muros, vigas, pilares e paredes); recalque de fundações (rebaixamentos da terra ou da parede); infiltrações graves com grande risco de desabamento; deslizamentos de terras e blocos; árvores com alto risco de queda, queda de árvores com vítimas e árvores que ainda estejam a oferecer risco à vida e ao patrimônio; acidentes rodoviários, ferroviários e metroviários, envolvendo grande número de pessoas, e acidentes com combustíveis e outros produtos perigosos (radioativos, químicos, inflamáveis, tóxicos, explosivos e corrosivos) dentro do município.

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.