Chuva intensa aumenta risco de deslizamentos na Serra Catarinense neste domingo
Moradores de áreas de risco na Serra devem ficar em alerta
• Atualizado
A passagem de uma frente fria traz tempo instável, chuva e temporais isolados para todas as regiões de Santa Catarina neste domingo (29). A atenção se volta especialmente para as cidades da Serra, onde o volume de precipitação eleva o risco de deslizamentos de terra, além de alagamentos e enxurradas.
Leia Mais
O alerta meteorológico indica que, a partir do final da tarde de hoje, a chuva se concentrará entre o Planalto Norte e o Baixo Vale do Itajaí. Moradores de áreas de risco na Serra devem ficar em alerta máximo para qualquer sinal de movimentação de terra ou mudanças no terreno.
As temperaturas também sofrerão uma queda acentuada ao longo do dia, variando de 12 a 17°C pela manhã para 5 a 12°C à noite. No litoral, a virada do vento para sul, com rajadas de 60 a 80 km/h, e a formação de um ciclone extratropical no mar, favorecem o aumento da agitação marítima, com ondas que podem atingir picos de 3,0 metros, elevando o risco para atividades no mar.
Previsão para segunda-feira (30): frio intenso
Na segunda-feira (30), a frente fria ainda influenciará o norte catarinense, mantendo as condições para chuva e trovoadas isoladas nas áreas de divisa com o Paraná. Enquanto isso, uma nova massa de ar seco e frio, de origem polar, começará a estabilizar o tempo e a derrubar as temperaturas nas demais regiões do estado.
As mínimas devem ocorrer à noite, podendo chegar a 0°C na Serra e em torno de 5°C no Grande Oeste. As máximas à tarde ficarão abaixo de 10°C nas áreas mais altas e abaixo de 15°C nas demais regiões. O frio intenso aumenta o risco de desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Recomendações da Defesa Civil
Diante das condições climáticas adversas, a Defesa Civil emite recomendações importantes:
- Durante os temporais: Busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes: Evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos: Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO