Cotidiano Compartilhar
Dificuldades

Censo 2022: Santa Catarina está abaixo da média nacional de pesquisas coletadas

De acordo com dados do Instituto, cerca de 54,12% da população foi recenseada no estado

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, nesta manhã de terça-feira (18), a segunda reunião de acompanhamento da coleta do Censo 2022 em Santa Catarina. De acordo com dados do Instituto, cerca de 4.022.957 pessoas já foram recenseadas no estado, o que representa 54,12% da população.

Em nível nacional, segundo o Instituto, 121.748.067 já foram recenseadas no país, cerca de 57,1% da população. No início de outubro, o IBGE decidiu prorrogar até o início de dezembro o prazo de coleta de informações para o Censo por conta de atrasos. A previsão inicial era encerrar os trabalhos até 31 de outubro deste ano.

Dificuldades encontradas

O superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern, informou à Rádio Clube de Lages que o Instituto tem encontrado grandes dificuldades em preencher as vagas de recenseadores no estado.

“Santa Catarina é o estado que possui o menor índice de desemprego do país, o que prejudica ao preencher as vagas de recenseadores”, disse o superintendente.

Outro problema destacado é que embora Santa Catarina já tenha 72% dos domicílios visitados pelo IBGE, muitas vezes os moradores estão ausentes, o que faz com que os recenseadores visitem a mesma casa até 4 vezes. 

De acordo com o superintendente, as problemáticas enfrentadas por Santa Catarina têm sido identificadas em todo o país. Segundo ele, o Instituto já flexibilizou a contratação de recenseadores, terá fluxo contínuo de recrutamentos e reforçará as coletas nos finais de semana e após o horário comercial.

Saiba como identificar o recenseador

O recenseador deverá estar vestido de colete azul-marinho com logomarca do IBGE nas costas; telefone (0800 721 8181) e o portal do IBGE no peito; crachá com nome, documento de identidade, número da matrícula no IBGE e QR code; nas mãos, o dispositivo de coleta com capa azul semelhante a um celular; e boné do Censo.

Preenchimento pode ser feito por telefone

Outra novidade do Censo 2022 será a possibilidade de preenchimento por telefone, processo pelo qual o CAC também é responsável. Após a visita para o cadastramento do endereço e de pelo menos um contato com o morador, ele poderá escolher responder por telefone, momento no qual precisará conceder autorização ao agente para que este preencha o questionário junto ao entrevistado.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.