Censo 2022: Lages supera média estadual e nacional de pessoas recenseadas
Prazo de término da coleta foi prorrogado para dezembro
• Atualizado
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na segunda-feira (3), Lages superou a média estadual e nacional de pessoas recenseadas.
O instituto, que decidiu prorrogar o término da coleta do Censo para dezembro, publicou as médias registradas de coleta até o momento em nível estadual e nacional, sendo 48.96% de pessoas recenseadas no Brasil e 46.18% recenseadas em Santa Catarina. A coordenação do Censo em Lages confirmou que a cidade finalizou 52% da pesquisa.
Alguns dos motivos da prorrogação, segundo boletim emitido pelo instituto, é a falta de mão de obra, ausências de moradores e recusas em domicílios. Ainda assim, a recusa em responder à pesquisa manteve-se estável em relação ao mês anterior, com 1,67%,
pouco abaixo do índice brasileiro que está em 2,27% dos domicílios visitados até o momento.
Já sobre a falta de mão de obra, Santa Catarina conta com a menor taxa de desocupação do Brasil, cerca de 3,9%, o que gerou maior dificuldade em preencher as vagas de recenseadores no estado. A medida que está sendo vista pelo instituto é a simplificação do processo seletivo e a flexibilização das restrições de contratação.
Paulo Peruzzo, coordenador do Censo 2022 de Lages, entende que o adiamento do prazo de entrega foi positivo:
“Temos que repassar os dados de 100% das residências ao TCU e o novo prazo deu um fôlego. Estamos otimistas que conseguiremos cumprir o novo prazo, não só Lages mas toda Santa Catarina” afirmou.
Confira o balanço divulgado pelo IBGE:
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO