CDL Jovem Lages lança campanha “Doador Sangue bom”
A campanha vai até o dia 31 de agosto. Para doar é necessário agendar um horário no Hemosc e cumprir os requisitos
• Atualizado
Jovens empreendedores que integram a CDL Jovem, se unem para campanha de doação de sangue, para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser doador de sangue. A ação, iniciou nesta terça-feira (08) e estende-se até o dia 31 de agosto. A ação visa destacar a importância desse gesto, a campanha é chamada de “Doador Sangue Bom”, seu sangue é o tipo certo que salva vidas. Doe.
As empresas parceiras serão visitadas e realizada a conscientização dos colaboradores, para incentivar e mostrar a importância de se tornar doador. A coordenadora da CDL Jovem, Silviane Mannrich, fala sobre a campanha.
Com um gesto solidário e rápido, é possível salvar vidas de pessoas submetidas a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves que necessitam de reposição ou transfusão. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Por isso, doar sangue é tão importante e independe de parentesco entre o doador e quem receberá a doação.
Os jovens contam com você para as doações, “apoie está causa, quando for doar, cite que ficou mobilizado com a campanha” ou “cite #DoadorSangueBomCDL”, destacou a organizadora da campanha Sangue Bom e integrante da CDL Jovem, Ana Paula de Lima.
“O sangue é insubstituível, manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando alguma pessoa conhecida precisar”, enfatizou Ana Paula.
Para doar é necessário agendar um horário no Hemocentro, podendo ser realizado pelo fone (49) 3289 7011 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e 13h às 17h30, há as opções de atendimento aos sábados em calendário divulgado pelo Hemosc.
O processo de doação de sangue é simples e o candidato passa por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para o doador e para os pacientes que receberão o sangue, sendo de extrema importância responder as perguntas com sinceridade.
O que é necessário para doar?
- Cadastro do Doador, Pré-triagem, Triagem e Coleta do Sangue.
- O tempo médio de duração deste processo é de 55 minutos. Os principais requisitos para ser um doador, de acordo com os dados disponíveis no site: https://www.hemosc.org.br
- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO