Após pedras se soltarem de torre, Catedral de Lages deve passar por avaliação da Fundação Catarinense de Cultura
Pedras que se soltaram são decorativas e fazem parte dos ornamentos da fachada da igreja
• Atualizado
A secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana de Lages enviou um ofício à Fundação Catarinense de Cultura para informar e solicitar uma avaliação na Catedral Diocesana depois que pedras de uma das torres se desprenderam da estrutura na tarde desta segunda-feira, (13).
Os técnicos da secretaria juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fizeram uma avaliação preliminar com a realização de fotos e vídeos.
O secretário da Seplam, Malek Rau Dabbous disse à reportagem da Rádio Clube que as pedras que se soltaram fazem parte dos ornamentos da fachada da igreja, que não são peças estruturais, mas sim decorativas.
“Agora então o procedimento é respeitar o patrimônio histórico através da Fundação Catarinense de Cultura, afinal o bem é tombado e a gente precisa tomar, nós precisamos tomar as medidas de segurança e de restauro conforme as normas.” Destacou Malek.
O secretário pede que as pessoas tomem cuidado ao transitar pela lateral esquerda da Catedral. O local está sinalizado e um tapume de madeira vai ser colocado para garantir a segurança dos pedestres até que o problema seja resolvido.
O pároco da Catedral Diocesana, padre Marcos Costa disse que logo após o incidente o chefe de gabinete da prefeitura de Lages, Samuel Ramos entrou em contato e tomou as providências juntamente com a defesa civil, bombeiros e secretaria de planejamento para avaliar a situação e isolar a área.
O pároco ressalta que a própria prefeitura entrou em contato com a Fundação Catarinense de Cultura para identificar as causas e realizar os reparos necessários.
“Nós, como igreja não podemos mexer na estrutura física da Catedral. É responsabilidade do poder público, tendo em vista que há muito tempo a nossa Catedral é um patrimônio público tombado pelo estado de Santa Catarina. Então ficamos no aguardo das providências.” Ressalta o padre Marcos.
O pároco informou que a ocorrência não afetou o serviço religioso da Catedral, e que as celebrações e o acesso dos fiéis ao interior da igreja continuam normalmente.
O repórter da Rádio Clube de Lages, Evandro Gioppo, conversou com a diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, Lélia Pereira Nunes. Ela informou que a Fundação vai emitir um parecer sobre o caso da Catedral Diocesana e que um arquiteto ligado à FCC estará em Lages nesta semana para avaliar o caso.
Leia também
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO