Casal é preso por agressão a conselheira tutelar e maus-tratos aos filhos em Curitibanos
O jovem relatou ter sido expulso de casa pelos pais
• Atualizado

Um casal foi preso na noite desta quarta-feira (28), em Curitibanos, após agredir uma conselheira tutelar e resistir à ação de abrigamento de seus filhos. A ocorrência, que teve início por volta das 22h59, evidenciou um grave caso de maus-tratos a criança e adolescente.
Leia Mais
A Polícia Militar foi acionada inicialmente por um adolescente que abordou uma guarnição em patrulhamento ostensivo. O jovem relatou ter sido expulso de casa pelos pais, que, segundo ele, seriam usuários de drogas e álcool. O adolescente informou que sua mãe e seu padrasto o teriam mandado sair de casa logo após ele retornar da escola, em um dia chuvoso e frio. O lanche da escola teria sido sua única refeição do dia.
Diante da gravidade da situação, o Plantão do Conselho Tutelar foi solicitado. A conselheira que compareceu ao local informou que já tinha conhecimento da situação da família, inclusive com denúncias anteriores de agressões físicas sofridas pelo adolescente.
Ao chegarem à residência, os policiais foram recebidos pelo padrasto do adolescente, que inicialmente tentou esconder a presença da mãe e de um bebê. Quando a mãe do adolescente saiu da casa, apresentava visível estado de embriaguez e começou a se comunicar com a conselheira tutelar em tom alto, desobedecendo as orientações.
Resistência na abordagem
Devido ao estado de embriaguez dos pais e aos históricos já conhecidos pelo Conselho Tutelar, foi decidido fazer uma intervenção para abrigar o bebê, de apenas 11 meses, e o adolescente, de 15 anos, visando garantir a segurança e o bem-estar de ambos.
No momento em que a intenção de abrigar o bebê foi percebida, o padrasto atacou fisicamente contra a conselheira tutelar. Ele foi contido pela guarnição policial, que deu ordens para que parasse com a agressão. No entanto, devido ao seu estado alterado, foi necessário o uso de força moderada para contê-lo e algemá-lo. Mesmo algemado, o homem permaneceu agressivo e violento.
Da mesma forma, a mãe do adolescente desobedeceu à ordem legal de entregar a criança, resistindo fisicamente à ação dos policiais. Diante do nível de agressividade e resistência, a mãe também foi algemada.
A atitude do casal em relação ao filho adolescente, ao expulsá-lo de casa em um dia chuvoso e frio, com temperaturas de aproximadamente 7°C, sem alimentação e cuidados necessários, evidencia a ocorrência de maus-tratos.
O bebê e o adolescente foram abrigados em instituição pertinente. O casal foi detido e conduzido ao Hospital Regional Hélio Anjos Ortiz para avaliação médica e, posteriormente, apresentados na Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados por maus-tratos à criança e adolescente, desobediência e resistência.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO