Crush perfeito ou sinal de alerta? Cartilha auxilia a descobrir se o seu relacionamento é saudável
A cartilha traz orientações claras sobre como reconhecer um relacionamento abusivo
• Atualizado
Você conhece alguém, começa a sair e tudo parece perfeito. Mas será que essa relação é tão saudável quanto parece? Nem sempre é fácil perceber sinais de alerta em um relacionamento, e é exatamente para ajudar os jovens a identificar esses sinais que a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Santa Catarina lançou a cartilha “Crush Perfeito”.
Desenvolvida especialmente para o público jovem, a cartilha traz orientações claras sobre como reconhecer um relacionamento abusivo e alerta sobre atitudes que podem evoluir para formas mais graves de violência, incluindo a violência doméstica. Com uma linguagem acessível e direta, o material oferece um teste simples que ajuda a perceber se há algo errado no relacionamento. A mensagem principal é clara: você merece ser feliz, livre e respeitada.
Em Lages, a cartilha “Crush Perfeito” foi entregue aos coordenadores da Rede Catarina, da Polícia Militar de Santa Catarina, e será utilizada no Projeto Ação Protetores do Lar, que será implementado na cidade em 2025. Segundo a cabo Rúbia, essas cartilhas serão distribuídas como parte do projeto, que visa conscientizar alunos do ensino médio sobre as diferentes formas de violência e como identificá-las, a fim de se proteger e também ajudar outras pessoas.
A iniciativa transforma os estudantes em multiplicadores da cultura da não-violência, promovendo a proteção às mulheres e conferindo a eles a responsabilidade de atuar como disseminadores desse conhecimento.
Na cartilha, são abordados temas essenciais, como a importância de manter contato com amigos e familiares, além de preservar os hobbies e sonhos. Um relacionamento saudável é construído com base no respeito e no apoio mútuo, e não no controle e possessividade. Se o seu parceiro(a) te incentiva a crescer e respeita sua individualidade, isso é um bom sinal. No entanto, se houver comportamentos como monitoramento de redes sociais, controle sobre quem você pode ver ou até ameaças, é hora de parar e reavaliar a relação.
Lembre-se: o amor verdadeiro não aprisiona, ele liberta. Para mais informações sobre o Projeto Ação Protetores do Lar, fique atento às atividades da Rede Catarina em Lages.
Informações do repórter Rodrigo Silvério.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO